SINDJUSTIÇA PARTICIPA DE ATO PELA REPOSIÇÃO SALARIAL

Na manhã de hoje (01), os servidores públicos estaduais realizaram, mais uma vez, um ato público reivindicando a imediata reposição salarial. A manifestação aconteceu na frente do Palácio da Abolição e ocupou o cruzamento da Avenida Barão de Studart com a Rua Tenente Benévolo.

A manifestação, convocada pelo Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores do Estado do Ceará (Fuaspec), contou com a presença do SindJustiça Ceará, representado pelos diretores Bruna de Carvalho e Edmar Duarte, e de servidores da base. Vários dirigentes sindicais realizaram falas públicas, destacando as perdas salariais dos últimos anos. As entidades laborais reivindicam a reposição inflacionária, que chega a marca de 20,64%, além de exigirem o cumprimento da Lei Nº 14.867/2011, que assegura a data base para 1° de janeiro.

Apesar da pressão realizada, o Governador Camilo Santana recusou-se a receber uma comissão de servidores e sequer delegou ao Assessor de Relações
Institucionais, Nelson Martins, a tarefa de negociar a reposição salarial junto as representações dos servidores.

De acordo com a avaliação de diversas entidades sindicais, os servidores públicos estaduais devem ampliar a pressão e a mobilização. Edmar Duarte, em sua intervenção pública, ressaltou o papel de destaque dos servidores na execução de suas funções, contribuindo significativamente para o crescimento do Estado e para excelência na prestação de diversos serviços. Em contrapartida, o Governo do Estado aplica um política de ajuste fiscal, se negando a conceder  até mesmo a reposição inflacionária do último período.

Entidades sindicais que estiveram presentes:

Também estiveram presentes outras entidades, a saber: o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Estadual do Ceará (MOVA-SE), a Associação dos Servidores da Ematerce (ASSEMA), a Associação dos Servidores da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (ASSTDS), a Associação dos Servidores da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (ASSEEC), o Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado do Ceará (SINSEMPECE), o Sindicato dos Trabalhadores na Área de Trânsito do Estado do Ceará (Sindetran-CE), o Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Estado do Ceará (Sinpol/Ce), o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos em Serviços de Saúde no Estado do Ceará (SINDSAÚDE), o Sindicato dos Docentes da Universidade Estadual do Ceará (SINDUECE), o Sindicato dos Docentes da Universidade Estadual Vale do Acaraú (SINDIUVA), o Sindicato dos Docentes da Universidade Regional do Cariri (SINDURCA), o Sindicato dos Agentes e Servidores do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará (Sindasp/CE), o Sindicato dos Trabalhadores na área de Trânsito do Ceará (Sindetran/CE), a CUT, a CTB, a Conlutas e, em apoio, o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Ceará (SINTRO), Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Transporte Rodoviário de Passageiros Intermunicipal e Interestadual do Estado do Ceará (SINTETI).

Encaminhamentos
Diante de um cenário de indefinição, as entidades sindicais, por meio do FUASPEC, comprometeram-se em ampliar os atos de rua e seguir mobilizando suas bases. Novas ações deverão ocorrer, ficando fixado o primeiro dia útil de cada mês, como data quando os servidores ocuparão as ruas e reivindicarão a imediata reposição inflacionária.
Além disso, todas as entidades sindicais, que compõem o fórum, voltarão a se reunir no próximo dia 06, oportunidade que realizarão um balanço das atividades e planejarão novas atividades conjuntas.
Os servidores do judiciário estadual, articulados pela Diretoria Colegiada do SindJustiça Ceará, deverão ampliar sua presença e, cada vez mais, engrossar as fileiras da luta contra o arrocho salarial e pelo cumprimento da Lei da Data Base.

A luta continua!