PALESTRA SOBRE ASSÉDIO MORAL ABRE SEMANA DO SERVIDOR

Eudenes Frota, assessor jurídico do SindJustiça Ceará, realizou palestra no lançamento da cartilha “Assédio moral: não permita!”

Na tarde desta segunda-feira (21/10), no auditório Dom Aloísio Lorscheider, do Palácio da Justiça, teve início a Semana do Servidor. Com a palestra sobre assédio moral no ambiente de trabalho, do assessor jurídico do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Ceará (SindJustiça Ceará), Eudenes Frota, ocorreu o lançamento da cartilha “Assédio moral: não permita!”.

A Semana do Servidor é uma realização do SindJustiça Ceará, em comemoração ao Dia do Servidor Público celebrado no dia 28 de outubro.

Comandada pelo Coordenador Geral do SindJustiça Ceará, Roberto Eudes Fontenele, a mesa ainda contou com a participação do Coordenador Jurídico, Pedro Helker Alcântara. Os diretores falaram sobre a importância da cartilha e a atuação do sindicato no combate ao assédio moral.

“O lançamento da cartilha é uma medida pedagógica da nossa entidade. Um outro elemento nessa luta é trazer uma iniciativa do Paraná, que é mapear a justiça estadual e colocar o selo ‘zona livre: sem assédio moral”, afirmou Fontenele.

O assessor jurídico, Eudenes Frota (ouça áudio), ressaltou que o combate ao assédio moral é um direito essencial do trabalhador. “O assédio moral adoece o servidor física e mentalmente. Ele corrói a sua autoestima e isso impacta diretamente na questão da saúde. Por isso, o direito de não ser moralmente assediado é um direito humano fundamental”.

O analista judiciário Daniel Cabral, do departamento de manutenção do Tribunal de Justiça, foi dos servidores presentes no evento e afirmou que o lançamento da cartilha é importante pois o tribunal é como um segundo lar, ou seja, o segundo lugar onde os servidores mais passam tempo em sua vida e, portanto, “é importante que seja um local onde a gente se sinta bem, para que a gente consiga desempenhar nossas funções da melhor maneira possível”.

Ainda segundo Cabral, a realização da Semana do Servidor é mais uma maneira do sindicato mostrar que está ao lado da categoria não apenas na luta sindical, mas tentando fazer com que a vida do servidor dentro do tribunal seja mais prazerosa.

Saiba mais: Cartilha “Assédio moral: não permita!”

A publicação conta com diversas informações para que os servidores compreendam as atitudes que caracterizam o assédio moral, bem como os casos específicos que ocorrem no setor público judiciário e as leis que protegem o trabalhador. Além disso, a obra ainda sinaliza sobre os tipos de assédio, como reconhecer se você é uma vítima e as consequências que esse mal pode causar à saúde do servidor.