Durante toda esta semana (06 a 10/06) sindicato promoveu atividades, visitou juizados e divulgou novo calendário de mobilização
Na última segunda-feira (06/06), em reunião com sindicatos e associações de servidores públicos estaduais, o Governador do Estado, Camilo Santana, anunciou que não haverá reajuste universal para os servidores, ou seja, caso haja reajuste salarial este será avaliado de acordo com a realidade de cada categoria.
A proposta do Governador, além de representar um retrocesso na medida em que não propõe qualquer percentual aos mais de 120 mil servidores públicos estaduais, busca também dividir o movimento e enfraquecer a luta do conjunto dos servidores.
A iniciativa do Sindjustiça/Ce será aquela de em conjunto com outras entidades de classe, lutar pelo reajuste salarial com ganho real e retroativo.
Além de buscar unidade com outras entidades, o Sindjustiça/Ce iniciou uma campanha a fim de pressionar a Presidência do TJCE, tendo em vista que o Poder Judiciário pode ele mesmo conceder reajuste, sem depender de autorização prévia do Poder Executivo e Legislativo. Dessa maneira, chegou a hora de cobrar da Presidência do TJCE uma posição clara acerca do reajuste salarial anual.
Atividade no Palácio da Justiça e Reunião com assessores da Presidência
Um dia após participar de reunião com Governador, o Sindjustiça/Ce resolveu encaminhar uma mobilização no átrio do Palácio da Justiça. Neste dia, os servidores realizaram uma caminhada até a sala da Presidência do TJCE e cobraram uma reunião com a Desembargadora Iracema do Vale, para tratar do reajuste salarial e das demais pautas de ordem financeira.
Ainda neste mesmo dia, os dirigentes sindicais Antônio Luiz Barbosa, Daniel Cabral, Jairo Rodrigues e Roberto Eudes foram recebidos pelos assessores da Presidência do TJCE. Nesta reunião os assessores tornaram a insistir que a crise econômica é o motivo do tribunal ainda não ter anunciado qualquer percentual de reajuste.
Em contraposição à fala dos assessores, o Coordenador Geral do Sindjustiça/Ce, Roberto Eudes, destacou que “o Presidência tem o dever de se pronunciar sobre reajuste dos servidores, a crise não foi desculpa para conceder mais benefícios a determinados grupos do Poder Judiciário e também não deve ser para conceder o reajuste dos servidores. É hora da Presidenta Iracema se dirigir diretamente à categoria”.
Reunião do FUASPEC
Na última quarta-feira (08/06), ocorreu na sede do Sindicato dos Fazendários do Ceará (SINTAF), a reunião do Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará (FUASPEC) para tratar de campanha unificada em torno do reajuste salarial.
A reunião contou com a participação de diversas entidades sindicais e o Sindjustiça/Ce foi representado pelo dirigente Antônio Luiz Barbosa.
Além de realizar uma breve análise do cenário atual, a reunião apontou para ações conjuntas das entidades sindicais, assim como para necessidade de construção de um calendário de lutas unificada, apontando para greve geral no serviço público estadual.
De acordo com Antônio Luiz, “o Sindjustiça/Ce continuará participando e fortalecendo esses espaços de unidade. O reajuste salarial é uma pauta que toca o conjunto dos servidores públicos estaduais, por isso, além das lutas corporativas devemos também buscar unidade de ação do conjunto das entidades e das categorias”.
Panfletagem no FCB e no Palácio da Justiça
Além das atividades acima mencionadas, panfletagens foram realizadas no Fórum Clóvis Beviláqua e no Palácio da Justiça. A iniciativa da direção do sindicato é aquela de envolver o conjunto dos servidores na luta pelo reajuste salarial, assim como estimular a participação de todos nas atividades desenvolvidas pela entidade.
Nesse sentido, as visitas cumpriram um importante papel na divulgação de um calendário de atividades e na mobilização da categoria.
Ainda nesta sexta-feira (10/06), os diretores Roberto Eudes e Antônio Luiz Barbosa realizaram visita ao Fórum Clóvis Beviláqua, na ocasião foi realizada reunião com servidores e caminhada nas dependências do fórum. Destacou-se, nesta atividade, o engajamento e a participação de diversos servidores, que deram exemplo de união e disposição de luta.
Diante do cenário de avanço na retirada de direitos e de arrocho salarial, a única alternativa que se apresenta é a unidade, participação e luta do conjunto da categoria. Sendo assim, é fundamental a integração de todos nas atividades desenvolvidas pelo sindicato e na luta pelo reajuste salarial.
Confira o calendário de mobilização
15/06 (quarta-feira): Panfletagem no FCB e no TJCE
Dia 14 de junho (terça-feira), as 14:30h: Audiência Pública no Complexo das Comissões da Assembleia Legislativa do Ceará. Pauta: Cumprimento da decisão do CNJ quanto a substituição de terceirizados e a situação dos cedidos
Dia 16 de junho (quinta-feira), as 13:00h: Ato em frente ao Palácio da Justiça. Na ocasião contaremos com a presença do Presidente da FENAJUD, além da banda de fanfarra e do tradicional lanche oferecido à categoria. Esse será um ato importantíssimo para o encaminhamento da pauta financeira a ser negociada com a Presidência do TJCE. A participação de todos é fundamental!
Dia 17 de junho (sexta-feira), as 10:00h: Assembleia Geral Extraordinária, no 1º Salão do Júri do Fórum Clóvis Beviláqua.
0 Comentários