Servidores aposentados que participaram do Encontro realizado pelo SindJustiça Ceará, nesta quinta-feira (27), aprovaram uma série de ações de luta pela PEC 555 e outras atividades para os aposentados.
O Encontro de Aposentados do sindicato ocorreu no auditório da Casa de Passagem do Servidor, localizada ao lado do Fórum Clóvis Beviláqua e contou com uma série de atividades durante toda a manhã.
O dia começou com um acolhedor Café da Manhã, que proporcionou um momento inicial de confraternização entre os presentes. Em seguida, às 09h30min, teve início a aguardada Palestra sobre a PEC 555, conduzida por especialistas no tema. Entre os debatedores estiveram Dr. Edison Haubert, Presidente do Movimento dos Servidores, Aposentados e Pensionistas (MOSAP), Rosangela Trancoso, diretora de aposentados do Sindjustiça-RJ, que participaram virtualmente, e Wesley Miranda, assessor jurídico do SindJustiça Ceará, presencialmente.
Também formaram a mesa principal do evento o coordenador-geral do sindicato, Roberto Eudes, a coordenadora de aposentados e pensionistas, Rai Rodrigues, e a servidora aposentada Francisca Fonseca, que contou sua experiência de luta em Brasília, durante visita da comitiva do SindJustiça-Ce, pela aprovação da PEC 555.
A discussão acerca da Proposta de Emenda Constitucional 555, que trata da revogação da contribuição previdenciária de inativos, foi intensa e esclarecedora, abrindo espaço para dúvidas e reflexões por parte dos participantes.
Para fortalecer os laços entre os presentes, ao meio-dia os participantes participaram de um almoço promovido pelo sindicato no restaurante Fogo Campeiro, momento em que os aposentados puderam confraternizar ao som muita música boa ao vivo.
ENCAMINHAMENTOS
Após o debate e esclarecimentos sobre a PEC 555, o coordenador-geral da entidade, Roberto Eudes, comandou os encaminhamentos de luta dos aposentados pela PEC e demais ações em prol da classe de aposentados.
Uma das atividades propostas foi a de estreitar a parceria com a Fenajud e consultar a sua assessoria parlamentar para auxiliar nas articulações, na Câmara Federal, para o avanço da PEC no Congresso Nacional. Aqui no Ceará, também foi proposta a busca por apoio da bancada cearense, principalmente dos parlamentares que são parceiros da luta dos servidores do TJCE.
Além disso, a comissão de aposentados, que participa do dia a dia de luta do SindJustiça Ceará pelas pautas dos aposentados, foi ampliada, recebendo mais servidores.
Mas não só de luta vive o servidor aposentado. Durante o encontro, também foi sugerido pela coordenadora de aposentados e pensionistas, Rai Rodrigues, que o sindicato realize um curso que ensine os trabalhadores da terceira idade filiados a manipularem ferramentas tecnológicas importantes para o cotidiano, como plataformas de videoconferências, para a participação em reuniões on-line, e redes sociais, para publicação de conteúdos e engajamento na luta pelas pautas dos servidores.
Para finalizar, o coordenador-geral da entidade, Roberto Eudes, também propôs a realização de um passeio dos aposentados em agosto. Todas as propostas foram aceitas pelos servidores aposentados presentes no Encontro.
0 Comentários