Mais de 300 pessoas de todas as regiões do país participaram do XIII CONSEJU – Congresso Nacional da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud), realizado entre os dias 6 e 8 de junho, no Rio de Janeiro/RJ.
Ao longo dos dias, foram realizadas palestras com temas de interesse dos servidores do Judiciário estadual e as eleições para a nova diretoria que comandará a federação no triênio 2024-2027. A organização do Congresso foi feita em parceria com o Sindjustiça-RJ, entidade representativa dos servidores no estado.
O XIII CONSEJU foi mais um momento importante de debate sobre temas caros aos diversos Tribunais nos Estados, como a exposição sobre “O impacto da inteligência artificial na vida das servidoras e dos servidores da justiça estadual”, sociólogo e professor Sérgio Amadeu; além de outros tantos igualmente fundamentais, como a palestra que tratou das “Desigualdade sociais no país e o papel do judiciário”, proferida pelo sociólogo, advogado, professor universitário, escritor e pesquisador Jessé Souza.
Saiba mais do que ocorreu no CONSEJU no site da Fenajud: https://fenajud.org.br/?p=15362
Eleições e Representatividade do Ceará
O Ceará também esteve representado no Congresso com uma comitiva que reuniu 14 servidores que fazem parte da diretoria do SindJustiça Ceará e de servidores da base. A delegação de servidores do judiciário estadual cearense, eleita em assembleia da categoria, para participar do XIII CONSEJU, desempenhou um papel fundamental durante todo o evento.
A coordenadora de aposentados e pensionistas, Rai Rodrigues, foi escolhida, pelos congressistas, para compor a Comissão Eleitoral que conduziu os trabalhos relativos ao pleito para a nova gestão da Federação. A tarefa desenvolvida foi fundamental para a efetivação do exercício democrático, com a eleição da nova Diretoria Colegiada da FENAJUD – gestão 2024-2027.
Dentre os eleitos, está o coordenador-geral do SindJustiça Ceará, Roberto Eudes, que agora passa a ocupar a Coordenação de Política Sindical e Relações Internacionais. Roberto Eudes, que até então ocupava a Coordenação de Finanças da FENAJUD, foi um dos responsáveis pela reorganização estrutural e financeira da entidade e foi bastante elogiado pelo trabalho zeloso e responsável.
Pedro Helker, coordenador de Imprensa e Divulgação do SindJustiça Ceará, foi reconduzido à titularidade do Conselho Fiscal da entidade, cargo que já ocupava na composição anterior. Vale destacar que, um dos trabalhos desenvolvidos pelo Conselho, no Congresso, foi a apreciação das contas relativas até o mês de março/2024, as quais foram aprovadas, sem ressalvas e por unanimidade, pelos congressistas.
A delegação do judiciário estadual cearense foi composta por: Antônio Sindeval de Almeida, Francisco Erivan Fernandes Júnior, Maria Ivone do Nascimento, Francisca Ferreira da Fonseca, Raimunda Rodrigues de Souza, Vera Lúcia Jucá Moreno, Gemma Galgani Timbó Elmiro, Jocelito Machado Cavalcante, Valdemar Gomes Cirino Filho, Antonia Juliana Rodrigues Martins, Jayro Rodrigues da Silva, Michele Lourinho da Ponte e José Arimatéa de Brito. Um dos delegados eleitos não pôde participar por problemas de saúde.
Papel Fundamental da Fenajud
Os momentos, fundamentais para a formação teórico-prática dos servidores que atuam no movimento sindical, foram muito significativos e aponta para a importância da FENAJUD no cotidiano dos servidores do judiciário. Vale mencionar que a Federação tem se apresentado como uma entidade relevante e bastante atuante nas lutas desenvolvidas pelos servidores do judiciário cearense, tanto em visitas presenciais, em eventos e atividades desenvolvidas pelo SindJustiça Ceará, como também a distância, por meio de prestando apoio sempre quando é necessário, como é o caso do ofício remetido pela Federação, em que solicita a tramitação da Reforma do PCCR ao Tribunal de Justiça do Ceará.
Gratidão ao Sindjustiça-RJ
Por fim, o SindJustiça-Ce agradece toda a hospitalidade do SindJustiça-RJ e de toda a comissão organizadora do congresso. A parceria e os laços de solidariedade entre as duas entidades seguirão firmes!
0 Comentários