Nesta segunda-feira (29), o TJCE publicou, no Diário da Justiça, dois editais de concursos de remoção, sendo um para o cargo de analista judiciário (Edital nº 100/2024), e, outro, para cargos de nível fundamental e médio (Edital nº 106/2024), todos da área judiciária. O primeiro edital de remoção disponibiliza 31 vagas para analista judiciário da área judiciária, enquanto o segundo disponibiliza 26 vagas para níveis fundamental e médio.
Caso deseje participar do concurso, o servidor ou servidora deverá se inscrever através do Portal do Servidor/Magistrado, disponibilizado na intranet. O acesso é por meio do número da matrícula e senha de rede. O período de inscrição é de 29 de abril a 02 de maio.
Em relação ao edital de remoção para os níveis fundamental e médio, podem participar servidores do plano novo e do plano antigo que estão em cargos com essas escolaridades. São vagas para a SeJud 1º Grau – Secretaria Judiciária (14), Fortaleza 2º Grau (9), Fortaleza 1º Grau (1), Lavras da Mangabeira (1) e 2ª Vara Cível de Limoeiro do Norte (1). (Clique aqui)
O segundo edital disponibiliza 31 vagas para analistas judiciários, para a comarca de Fortaleza (26), comarca de Aquiraz (1) e gabinete de desembargador (4). (Clique aqui)
A quantidade de vagas disponibilizadas no concurso de analistas é a mesma de servidores convocados para o cargo de analista judiciário – área judiciária, na última nomeação feita pelo TJCE. A proporcionalidade, com relação ao cargo de analista judiciário – área judiciária, atende à solicitação que o sindicato fez através de requerimento administrativo.
Porém, o outro concurso deixou a desejar, pois as vagas não correspondem ao número de técnicos nomeados. Na última nomeação, foram 47 técnicos convocados para a área judiciária, deixando um déficit de 21 vagas, que poderiam ser ofertadas para remoção.
Além disso, também ficaram faltando ofertas de vagas para analistas e técnicos da área administrativa, cargos que foram chamados na última convocação.
Na avaliação da diretoria do SindJustiça Ceará, nos novos Editais, poucas foram as vagas disponibilizadas para o interior do estado, sendo que em muitas comarcas há carência de servidores. São Fóruns que poderiam receber reforço das 21 vagas que ficaram faltando, para que se observasse a proporcionalidade do número de servidores, entre o concurso de remoção e a última convocação do TJCE.
LUTA POR CONCURSOS DE REMOÇÃO MAIS JUSTOS
A realização de concursos de remoção mais amplos e justos é uma demanda que está sendo pleiteada constantemente pelo SindJustiça Ceará, porém, a administração nem sempre atende às solicitações propostas pelo sindicato através de requerimentos administrativos e reuniões.
Não só um, mas vários requerimentos foram protocolados pela entidade buscando a realização de concurso de remoção mais amplo, justo e para todos os cargos. Muitos servidores aguardam, ansiosamente, que tais vagas sejam disponibilizadas e devidamente preenchidas.
O Sindjustiça continuará na luta por essa pauta e tentará o diálogo pra solucionar as pendências relativas aos concursos de remoção. Uma audiência com o Presidente do TJCE, desembargador Abelardo Benevides, com o intuito de tratar do tema, já foi solicitada pela entidade.
O sindicato pede, mais uma vez, que a administração do Tribunal resolva essa pendência recorrente da categoria e, de uma vez por todas, realize concursos de remoção que contemplem os anseios de muitos servidores que precisam mudar de comarca, por questões familiares, profissionais, saúde, etc.
0 Comentários