Sindicato contou com palestra da professora Lola Aronovich e disponibilizou uma série de serviços para as servidoras
Em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres, comemorado nesta quarta-feira (08), o SindJustiça Ceará realizou uma série de atividades durante todo o dia. As ações ocorreram na sede 2 do sindicato, localizada ao lado do Fórum Clóvis Beviláqua.
No período da manhã, a entidade, em parceria com a Unimed, disponibilizou serviços de cabeleireiro, manicure e massoterapia gratuitos para as servidoras, que logo ao chegar para usufruir gratuitamente dos serviços, recebiam rosas dos diretores da entidade.
A técnica judiciária Fernanda Neuma usufruiu dos serviços oferecidos e agradeceu à entidade pelo dia inteiro de atividades.”Eu agradeço a todos que compõem o sindicato por dedicar um dia só para nós. Espero e desejo muitas conquistas para nós servidoras”.
Já durante a tarde, o sindicato realizou palestras para as servidoras. A mesa foi comandada pelas diretoras do sindicato, Fátima Augusto (coordenação jurídica) Selma Montenegro (coordenação de administração e finanças) e Jacira Augusto (suplente da diretoria colegiada).
A primeira palestra foi a psicóloga Bárbara Vitória, que falou sobre autocuidado das mulheres e a segunda foi da também psicóloga Dra. Ingrid Olinda Sombra, especialista em psicologia clínica e cancerologia.
Para finalizar o dia especial para as mulheres, o sindicato convidou a professora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e ativista digital Lola Aronovich. Em sua fala, a professora fez um histórico da criação do seu blog Escreva, Lola, Escreva e os constantes ataques e ameaças que sofreu por grupos misóginos da internet por defender os direitos das mulheres.
Antes do início da apresentação de Lola, a coordenadora de administração e finanças do sindicato leu uma carta que foi elaborada pela diretoria de agradecimento e solidariedade à Lola, principalmente após os últimos ataques que a professora sofreu, que geraram repercussão nacional.
“Foi um prazer e uma honra participar mais uma vez da comemoração do Dia da Mulher aqui no SindJustiça. Já participei outras vezes e dessa vez foi muito bonito porque a entidade elaborou uma carta de apoio. Fiquei muito comovida!”, agradece Lola.
Confira a carta completa abaixo:
CARTA PÚBLICA DE AGRADECIMENTO E SOLIDARIEDADE
É uma honra ter mais uma vez, em nossa entidade, a presença da aguerrida professora Lola, que sempre nos atendeu com carinho e disposição para colaborar com as discussões que trazemos para o ambiente do Judiciário estadual, ajudando a construir uma categoria de servidores do TJCE cada vez mais consciente e politizada.
Nós, do SindJustiça Ceará, elaboramos esta carta não apenas para agradecer, mas também para exaltar essa lutadora que é um exemplo para todas e todos nós. Um exemplo de mulher que não se calou, mesmo diante dos constantes ataques e ameaças que sofre diariamente na internet e fora dela, e principalmente, um exemplo de defensora dos direitos das mulheres.
A ação e o poder da escrita de Lola fazem desmascarar o machismo e a misoginia de uma sociedade que ainda está longe de ser igualitária e justa para as mulheres, que sofrem e morrem todos os dias vítimas do patriarcado. A sua escrita também está sempre pautando a internet e a mídia, ao propor o debate e ajudar a formar mulheres e homens sensíveis às lutas por um mundo melhor.
A sua militância nos torna empoderadas e conscientes do lugar que ocupamos, e conscientes de como podemos melhorar, sonhar e avançar para um lugar de paz e justiça social.
Nosso sindicato, como defensor de uma categoria que luta por justiça, não pode ignorar o conhecimento adquirido com esse processo formador, bem como, não pode se calar ao cobrar pela devida apuração e punição das recentes denúncias de ameaças sofridas pela professora. E ainda: salientamos que é preciso um olhar cada vez mais atencioso das instâncias do judiciário sobre casos de violência contra a mulher, sendo eles virtuais ou não.
Lola, além da nossa solidariedade, desejamos o nosso mais profundo agradecimento e reconhecimento, por ocupar este lugar de ativismo em prol da luta feminista. Estar com você, no SindJustiça Ceará, no Dia Internacional das Mulheres, bem como com nossas demais companheiras e palestrantes, é a certeza de que estaremos sempre unidas e unidos na construção de um mundo mais justo!
Calar jamais! Diretoras e diretores do SindJustiça Ceará.
0 Comentários