ELEIÇÕES 2023: EM BREVE, ALGUNS SERVIDORES PODERÃO VOTAR POR CARTA-VOTO

Eleições SindJustiça

A votação através das cartas-votos é destinada a servidores do interior, juizados especiais e aposentados cadastrados; As correspondências são encaminhadas pelos Correios para os fóruns de cada município

As Eleições para a gestão 2023/2026 do SindJustiça Ceará possuem três modalidades de votação. Uma delas será através das urnas eletrônicas, para os servidores ativos da capital que estão lotados no Fórum Clóvis Beviláqua, no Palácio da Justiça (incluindo Corregedoria, CDI, e outros setores), na ESMEC, e as outras duas modalidades são destinadas aos servidores do interior, juizados especiais e aposentados.

Uma urna convencional estará disponível para os aposentados não cadastrados na sede do sindicato ao lado do Fórum Clóvis Beviláqua (Rua Francisco Segundo da Costa, 97) no dia da votação (08/02). A outra modalidade de votação são as cartas-voto, em que os servidores recebem as cartas com as orientações necessárias para votação.

A votação através das cartas-votos é destinada a todos os servidores da ativa do interior e dos juizados especiais da capital, bem como a todos os aposentados que realizaram o recadastramento junto ao sindicato. As correspondências serão encaminhadas pelos Correios para os fóruns de cada município, devendo o servidor que trabalha presencial ou remotamente, se dirigir à sua respectiva unidade judiciária para receber a carta-voto.

De acordo com o Presidente da Comissão Eleitoral, Carlos Lean, as correspondências serão enviadas para os fóruns de cada município e possuem destinação específica para cada servidor com todas as orientações necessárias para votação. Os aposentados recebem as cartas em suas residências.

A Comissão Eleitoral orienta que todos os servidores que irão votar por carta-voto procurem a Diretoria do respectivo fórum, ou setor geral, que será o responsável pelo recebimento de correspondências na unidade.

Assim que o servidor receber a sua carta-voto na comarca ou em sua residência, já pode realizar o procedimento de votação e encaminhar gratuitamente a correspondência através dos Correios. A carta deve ser repostada pelo servidor até o dia 08 de fevereiro, data do pleito.

Ainda segundo Carlos, as cartas começam a ser enviadas para os servidores a partir desta terça-feira (24) ou quarta-feira (25).

INSTRUÇÕES PARA VOTAÇÃO

Você receberá uma correspondência AR em envelope amarelo contendo:

a) Instruções para votação, constando a autorização de postagem, código que deverá se apresentada nos Correios;
b) Envelope BRANCO, este é o envelope de retorno do voto;
c) Cédula de votação assinada pelos membros da Comissão Eleitoral;
d) Envelope PRETO, onde será colocada a cédula de votação;
e) Lista individual de votação que deverá ser assinada pelo eleitor.

Procedimentos para a validação do voto:

1.Assine a lista individual de votação no local assinalado. Em seguida, ponha a lista dentro do envelope BRANCO;

2.Faça uma cópia xerox (não precisa ser autenticada) de um documento oficial de identidade com FOTO e ASSINATURA (RG, Carteira de Motorista – CNH, carteira funcional, OAB, CRC, etc.). Em seguida, ponha dentro do envelope BRANCO;

3.Assinale com um “X”, na cédula de votação, a chapa escolhida. Em seguida, coloque-a no envelope PRETO. Feche-o e ponha no envelope BRANCO;

4.Verifique o conteúdo do envelope BRANCO: lista individual de votação assinada, cópia do documento oficial de identidade com foto e assinatura, envelope PRETO fechado, contendo cédula de votação;

5.Feche o envelope BRANCO e vá imediatamente a uma agência dos Correios para entregar a correspondência. Leve a folha da instrução de votação, pois, no final da folha consta o código de postagem.

IMPORTANTE

– A correspondência do envelope BRANCO deve ser entregue aos Correios até o dia 08/02/2023 (quarta-feira), sob pena do voto ser considerado nulo.

– O envelope PRETO, que será colocado apenas a cédula de votação, não deverá conter nenhuma identificação, sob pena do voto ser considerado nulo.

Obs: Leve a folha da instrução de votação, no final da folha consta a autorização de postagem.

POSTAGEM DEVE ATRASAR DEVIDO A VAZAMENTO DE CÉDULA

A Comissão Eleitoral informa que, devido a um vazamento da cópia de uma cédula da carta-voto no aplicativo de conversas WhatsApp, poderá haver um possível atraso no processo de montagem das correspondências para o seu envio.

Segundo informações da Comissão, uma cópia da cédula de votação foi enviada no grupo privado que contém somente o Presidente da Comissão Eleitoral e representantes das chapas a título de informação. O representante da chapa 20 (Renovação, Transparência e União), contudo, compartilhou a cópia para outro grupo do aplicativo.

A chapa 10 (Unidade Para Avançar) solicitou à Comissão que providências fossem tomadas para evitar falsificações e prejudicar o processo eleitoral. O Presidente da Comissão, Carlos Lean, esclareceu que, devido ao vazamento, foi necessário, então, modificar o layout das cédulas. A mudança foi aprovada pelas duas chapas, em reunião realizada nesta quinta-feira (19).

0 Comentários

Deixe o seu comentário!