Nesta quinta (16/09), a comitiva do SindJustiça Ceará retornou de Brasília com ânimos renovados. Não é para menos. Numa jornada de três dias, os sindicalistas fortaleceram alianças já firmadas contra a PEC 32 e ganharam novos aliados. A mais recente declaração contrária à PEC 32 foi a do deputado Pedro Bezerra (PTB) que confirmou apoio à luta contra o desmonte do serviço público.
Visitando o gabinete de cada parlamentar cearense, os representantes do SindJustiça Ceará cobraram dos deputados o compromisso em votar contra a Reforma Administrativa. O resultado desta articulação foi positivo. Agora, dos 22 deputados do Ceará, 12 já declararam o voto contra a Reforma Administrativa.
No encontro com os sindicalistas, reafirmaram o voto contra a PEC 32, os deputados do PDT, André Figueiredo e Robério Monteiro. Além de Denis Bezerra (PSB), José Guimarães (PT) e Capitão Wagner (PROS). Já a assessoria de Célio Studart (PV) também confirmou que o deputado votará contra a Reforma. Luizianne Lins e Zé Airton (PT), Eduardo Bismarck, Idilvan Alencar e Leônidas Cristino (PDT) também são contrários à PEC 32.
Já os deputados Danilo Forte (PSDB), Dr. Jaziel e Júnior Mano (PL), Genecias Noronha (Solidariedade), AJ Albuquerque (PP), Moses Rodrigues (MDB) e Vaidon Oliveira (PROS) se declaram indecisos. Enquanto Heitor Freire (PSL), Domingos Neto (PSD) e Aníbal Gomes (DEM) são a favor da Reforma.
De volta à terrinha, a pressão continua. Estão previstas reuniões entre o SindJustiça Ceará e os deputados Júnior Mano (PL) e Genecias Noronha (Solidariedade). Além disso, o sindicato continuará pressionando os deputados que estão indecisos sobre a PEC 32, mas demonstram abertura para o diálogo.
Integraram a caravana do Ceará, os diretores do SindJustiça: Roberto Fontenele (Coordenador Geral); Thiago Sampaio (Jurídico); Iderlandio Morais (Imprensa e Divulgação); Pedro Helker (Formação Política e Sindical) e Edmar Duarte (Aposentados e Pensionistas). Além dos suplentes: Jayro Rodrigues, Jocelito Cavalcante e Maurício Nobre (Morada Nova). Completa a comitiva o titular da Delegacia Regional do Vale do Jaguaribe, Sindeval de Almeida .
O Ocupa Brasília foi uma mobilização organizada pela Fenajud (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados). Mas em Brasília, servidores de outras categorias, ligadas à CUT (Central Única dos Trabalhadores), CSP Conlutas e ao Fonasefe (Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais), também estiveram presentes.
Entre recepção no aeroporto com faixas de protestos, atos coletivos na Esplanada dos Ministérios e reunião com deputados, servidores de todo o Brasil deixaram o seu recado aos parlamentares: Quem vota a favor da PEC 32 não volta em 2022.
O texto da Reforma Administrativa esteve em apreciação na Comissão Especial da PEC 32. O relatório apresentado por Arthur Maia (DEM/BA) foi discutido nos últimos três dias, de 14 a 16. Mas, a votação foi adiada para terça que vem, dia 21. A luta coletiva em defesa do serviço público brasileiro continua.
0 Comentários