SindJustiça Ceará celebra data lembrando da importância da luta em defesa da natureza e da sociedade
Em pleno governo que menospreza o meio ambiente e está acabando com a Amazônia, mais do que nunca, é necessário lembrarmos da importância da natureza em nossas vidas. Hoje, 5 de junho, comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente, e, nesta data, o Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Ceará (SindJustiça Ceará) lembra que a luta ambiental é relevante não só para a preservação das florestas e animais, como também o bem-estar e a sobrevivência da humanidade.
Nesses tempos de ataque aos bens naturais, lembramos, então, de Chico Mendes, histórico defensor da Amazônia, seringueiro, sindicalista, que foi assassinado por grandes fazendeiros em 1988. Pelo seu ativismo em prol do meio ambiente, Chico Mendes foi premiado pela Organização das Nações Unidas (ONU), recebendo o Global 500, e se tornou um símbolo internacional de luta ambiental.
Que a sua luta seja inspiração para que nós continuemos na defesa do meio ambiente, dos direitos dos trabalhadores e de uma sociedade mais ecológica.
“No começo pensei que estivesse lutando para salvar seringueiras. Depois pensei que estava lutando para salvar a Floresta Amazônica. Agora, percebo que estou lutando pela humanidade”.
“Os seringueiros, os índios, os ribeirinhos, há mais de 100 anos ocupam a floresta. Nunca a ameaçaram. Quem a ameaça são os projetos agropecuários, os grandes madeireiros e as hidrelétricas com suas inundações criminosas”.
“A nossa luta é pela defesa da seringueira, da castanheira; e essa luta nós vamos levar até o fim, porque não vamos permitir que as nossas florestas sejam destruídas”.
Chico Mendes.
0 Comentários