O aniversário da entidade coincide com a luta contra a reforma da previdência e outros retrocessos do governo golpista de Michel Temer
A FENAJUD – Federação Nacional dos Servidores do Poder Judiciário nos Estados e no Distrito Federal completou, neste domingo, 26 de março, 28 anos de existência.
A entidade surgiu em 26 de março de 1989, durante o I CONSEJU – Congresso Nacional dos Servidores do Judiciário, ocorrido em Campo Grande – MS. Sua criação foi ratificada em 7 de setembro de 1990, em Peruíbe – SP, durante o III Encontro Nacional das Associações e Sindicatos do Poder Judiciário.
Desde o princípio, a entidade é conhecida pelo acrônimo FENAJUD. A primeira denominação porém, era diferente da original – significava Federação Nacional dos Servidores do Judiciário. Posteriormente, veio a atual denominação: Federação Nacional dos Servidores do Poder Judiciário nos Estados e no Distrito Federal.
O Estado do Ceará esteve representado na 1ª Diretoria Colegiada da FENAJUD, através do servidor Elizeu Barros Filho, 1º Tesoureiro daquela gestão, que atuou entre 1990 e 1992. O Ceará só voltaria a ser representado na diretoria da FENAJUD a partir de 2015. A atual gestão, que tem como presidente Luiz Fernando Pereira Sousa, de Minas Gerais, apresenta, em sua composição, o Coordenador-Geral do SindJustiça Ceará, Roberto Eudes Fontenele Magalhães, como Secretário de Política Sindical da FENAJUD.
O SindJustiça Ceará faz parte da rede de sindicatos de todo o país integrados à FENAJUD, com o objetivo de fortalecer a luta sindical em favor dos servidores do Poder Judiciário em todas as Unidades Federativas brasileiras.
0 Comentários