Índice anunciado pelo Governador foi de 2% e não cobre sequer a inflação do período
Na manhã desta quinta-feira (02), na Assembleia Legislativa, o Governador Camilo Santana anunciou reajuste geral de 2% para os servidores público. Na ocasião, os diretores do Sindjustiça/Ce, Antônio Luiz Barbosa e Jayro Rodrigues, estiveram presentes e acompanharam toda a sessão legislativa que tratou sobre o tema.
Vale lembrar que o índice anunciado pelo Governador está abaixo do acumulado da inflação de 2016, que atingiu a marca de 6,29%. Sendo assim, nesses últimos dois anos os servidores públicos estaduais amargam perdas salariais que chegam a marca de 14,96%. Isto porque em 2016 os servidores públicos não tiveram qualquer reajuste e o acumulado da inflação do ano anterior foi de 10,67%.
Além disso, vale lembrar que, em dezembro do ano passado, o Governo do Estado aprovou na ALCE um pacote de maldades, que prevê o aumento da contribuição previdenciária dos servidores, saindo dos atuais 11% para 14%. Sendo assim, o reajuste não cobre sequer o aumento da contribuição previdenciária tampouco a inflação dos últimos dois anos.
Diante da política de arrocho salarial, promovida pelo Governo do Estado, diversas entidades sindicais já se articulam na tentativa de construir mobilizações conjuntas.
A diretoria do Sindjustiça/Ce repudia o reajuste anunciado pelo Governador do Estado, reforçará sua participação nestas articulações e continuará dialogando com a categoria, com a intenção de reforçar a luta contra as perdas salariais.
Por fim, a diretoria do sindicato realizará reunião com a administração do TJCE, no intuito de, dentre outros assuntos, negociar mensagem de lei sobre o reajuste, uma vez que o Tribunal tem autonomia para enviar proposta de revisão salarial que repercuta sobre o salário de seus servidores.
A luta continua!
0 Comentários