Nesta sexta-feira, sindicatos de servidores públicos estaduais foram recebidos por representantes do Governo do Estado e reunião teve como ponto de pauta o reajuste salarial
Diversos sindicatos de servidores públicos estaduais estiveram reunidos com o Secretário de Planejamento do Estado do Ceará, Hugo Santana de Figueirêdo Júnior, com o secretário adjunto de Planejamento do Estado do Ceará, Carlos Eduardo Pires Sobreira e com o o Assessor Especial de Acolhimento aos Movimentos Sociais, Acrísio Sena.
A reunião que estava marcada para começar as 11:00h só ocorreu no período da tarde, isto porque os representantes do governo do Estado se negam a receber todos os sindicalistas, assim como o conjunto de servidores que estavam presentes no local da reunião. Segundo o Assessor Especial de Acolhimento aos Movimentos Sociais, Acrísio Sena, a mesa de negociação deveria acontecer apenas com parte dos sindicatos que fazem parte do Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará (FUASPEC). Em verdade, a real proposta dos representantes do Governo do Estado era de esvaziar a negociação, desmobilizando os servidores e impedindo a plena participação de todos.
Após negociação entre o assessor e os demais sindicatos que estavam presentes na negociação, resolve-se pela reunião com todos os representantes sindicais, dentre: Sindjustiça, Sindetran, SindUece, Sindsaúde, MOVA-SE, etc.
Os principais pontos abordados na reunião foram:
1- Haverá reajuste, mas o índice será estipulado no mês de março, depois de estudo técnico da situação financeira do estado e os rumos da economia brasileira;
2- O Reajuste deverá ser retroativo à janeiro segundo ficou subentendido;
3- Os servidores que ganham menos que um salário mínimo terão reajuste de 10,67%;
4- As entidades dos servidores realizarão plenária sindical na Sede do Sintaf, dia 29/01, às 9 horas. Na ocasião será avaliada a possibilidade de paralisação nas várias categorias do Estado.
Desde já a diretoria do Sindjustiça informa que irá aderir a paralisação unificada, como forma de pressão ao governo. Dentro em breve anunciaremos mais notícias e encaminhamentos.
0 Comentários