Hoje, dia 29 de novembro, os servidores do Judiciário Estadual, em campanha contra o corte no Orçamento/2013, deram uma demonstração de força, união, resistência e potencial de luta pela garantia de seus direitos apresentados na Proposta Orçamentária/2013
O SindJustiça começou as atividades na capital, às 7:00 horas, com entrevista na imprensa, apresentações de uma banda, panfletagem na frente do Fórum Clovis Beviláqua. Rapidamente formou-se um número expressivo de servidores. Várias outras entidades sindicais compareceram ao evento, dentre elas: CSP-CONLUTAS, Assembleia Nacional dos Estudantes Livres-ANEL, Sindicato dos Rodoviários de Fortaleza, Sindicato da Construção Civil, Sindicato das Confecções Femininas, dentre outras.
Decidiu-se por fazer um “apitaço” no interior do Fórum, bem como a chamada dos demais servidores para participarem do ato contra o corte no Orçamento/2013. A passeata reunião cerca de 300 participantes.
Em seguida, todos foram, em carreata para o Tribunal de Justiça, a fim de acompanharem a sessão do Pleno e divulgar o movimento no Palácio da Justiça. A Banda de Fanfarra se fez também presente e animou os manifestantes no TJ-CE.
Após uma rápida assembleia, os servidores partiram para um ato na Secretaria de Planejamento, objetivando uma reunião com o Secretário. Os representantes do movimento, Roberto Eudes, Pedro Helker e Ronaldo Linhares foram recebidos pelo advogado Adriano Costa, Assessor Jurídico do Secretario do Planejamento. Após rápida conversa ficou resolvido que o assessor jurídico iria conversar com o Secretário Eduardo Diogo. De plano ficou concluído que as demandas da Isonomia e LOA/2013 são matérias que devem ser defendidas, diretamente, pelo Chefe do Poder Judiciário, ou seja, conclui-se que toda a responsabilidade pelo impasse retorna ao próprio Poder Judiciário.
Durante a paralisação compareceram mais cinco equipes de TV noticiando o evento. Portanto, o dia 29 de Novembro de 2012 entra para história, após este grande ato, com uma ótima participação dos servidores, com sua ampla divulgação entre o conjunto da sociedade e com a ampla participação de outros setores da sociedade, em apoio às lutas dos servidores do Judiciário Estadual.
Notamos que a disposição para a mobilização e para a luta contra o corte no Orçamento/2013 vem avançando. Os servidores vêm participando das atividades de forma crescente, tomando consciência de que, nesse momento, é fundamental defendermos a Proposta Orçamentária/2013 do Tribunal, tendo em vista garantirmos a manutenção das conquistas, bem como a implementação de outras, como é o caso da Isonomia.
Sabemos que a extensão da GAM para estabilizados e servidores não optantes ao PCCR/2010, a verba para GEI, a primeira parcela da Isonomia, a majoração do Auxílio-alimentação (para o valor de R$ 445,00), o concurso para servidores e juízes, dependem do nosso poder de mobilização e de pressão.
O SindJustiça informa ainda que este foi apenas um dos primeiros passos na luta pela garantia integral daquilo descrito na Proposta Orçamentária/2013. A luta continua!
NOTÍCIAS DO INTERIOR:
Várias Comarcas paralisaram, havendo grande adesão no Cariri, Região Norte, Inhamuns, Sertão Central, Região do Jaguaribe, dentre outras. Nossa Delegada sindical do Cariri, Cristina Pinheiro, mobilizou a Imprensa e deu entrevista a uma rede de televisão sobre o movimento.
Até o fechamento da matéria, recebemos várias informações das várias comarcas em paralisação no interior do Ceará.
Amanhã faremos notícia completa com as informações e fotos do movimento no interior. Solicitamos o envio do resumo da paralisação, em cada comarca, nos comentários desse site.
PRÓXIMOS PASSOS:
Ficou resolvido na reunião ocorrida no TJ-CE, ao final do ato, que:
1. O SindJustiça continuará mobilizando os servidores em prol da defesa da Proposta Orçamentária/2013, panfletando, levando carros de som às comarcas, divulgando notas na imprensa, enfim, fazendo tudo aquilo que for necessário para garantir o avanço das mobilizações;
2. Haverá uma vigília noturna no TJ-CE nos dias 11, 12 e 13 de dezembro, a fim sensibilizar TJ/CE a se pronunciar publicamente e intermediar, junto ao Governador, as medidas necessárias para a aprovação integral da Proposta Orçamentária/2013 e pela Aprovação da Mensagem 07/2012;
3. Haverá uma segunda vigília, do dia 18 para o dia 19 de dezembro, na Assembleia Legislativa, a fim de pressionar os Deputados estaduais para a aprovação integral da Proposta Orçamentária/2013;
4. Será oficiado ao Governador do Estado, ao Presidente do TJ/CE, ao Presidente da Assembleia Legislativa, ao Presidente do STF, ao Secretário da Fazenda e ao Secretário do Planejamento, a fim de obter audiências visando discutir o assunto da LOA/2013 e a Isonomia.
O SindJustiça salienta que é fundamental a participação e o engajamento de todos os servidores nessas atividades, tendo em vista que no dia 13/12 será a última reunião do Pleno e, no dia 19/12, será o último prazo para votação do Orçamento/2013 na Assembleia Legislativa.
É fundamental continuarmos unidos na defesa da Proposta Orçamentária/2013. Sabemos da importância de todos os pleitos inclusos nessa proposta. Precisamos nos mobilizar em prol de sua aprovação! Ou lutamos todos unidos na defesa de nossos direitos ou acontecerá o mesmo que os anos anteriores: CORTE!
Servidores unidos e em luta contra o corte no Orçamento/2013!
Clique nos links abaixo e veja vídeos da paralisação:
0 Comentários