Realizou-se, na última sexta-feira, no 1º Salão do Júri do FCB, Assembleia Extraordinária do Sindjustiça, com a presença do representante da CSP CONLUTAS, Cícero Marcos Chaves, do Coordenador Geral do Sindjustiça, Roberto Eudes, dos Diretores do Sindjustiça, Wellington Cruz, Sheila Viana e Pedro Hélker, além dos Diretor es da ASPJUCE, Fátima Moreira e George Correia.
A Assembleia Geral foi aberta pelo Coordenador Geral, Roberto Eudes, que passou a expor aos presentes a atual conjuntura sindical em nível estadual e nacional, como a greve dos servidores públicos federais e as novidades sobre as negociações com a Presidente Dilma. Pelas informações repassadas, os negociadores do Governo Federal propõem um parco reajuste de 15%, parcelado em três anos, para os servidores do Executivo federal, em greve há vários dias.
Em contraponto, Roberto Eudes lembrou das conquistas obtidas pelos Sindicatos do Judiciário cearense, durante os quase dois anos da atual gestão do Des. Arísio, mencionando que houve incremento financeiro no contracheque de todos os colegas, sejam Analistas, Técnicos, Auxiliares Judiciários, Oficiais de Justiça e colegas estabilizados no Interior e na Capital.
A intervenção se fez necessária para lembrar que a Direção sindical do antigo Sinspojuce e seus atuais seguidores foi marcada pela derrota de direitos e ausência de conquistas efetivas para os servidores, além de entregar o Sindicato falido, com dívidas que somavam cerca de R$ 28.000,00, sem sede própria e com um patrimônio praticamente inexistente.
Sobre essa última parte, o Coordenador Geral fez questão de relembrar que, felizmente, com a unificação da ASPJUCE e ASCAJA com o Sindjustiça, a atual gestão “Movimento Unidade” fez uma verdadeira revolução quanto ao crescimento do patrimônio da Entidade. Foram adquiridos um veículo Gol, ano 2011, uma motocicleta, ano 2012, foram reestruturadas as instalações da sede, com climatização dos ambientes, nova mobília e decoração, além de terem sido pagas as dívidas da gestão passada. Apesar de todas as despesas feitas para a melhoria da estrutura do Sindicato, as contas bancárias sempre estiveram superavitárias com a atual administração de nossa Instituição.
Em seguida, nosso Coordenador Geral passou a atualizar as informações sobre o tema ISONOMIA, GEI, GAM, majoração do auxílio alimentação.
Explicou, mais detalhadamente, a proposta do SindJustiça sobre a Isonomia, que objetiva resolver, finalmente, as distorções entre os servidores, bem como as dificuldades encontradas para a obtenção dos recursos necessários para implantação do pleito.
Anunciou que o trabalho de simulação de valores financeiros, individualizados por referências, na forma solicitada pelo SindJustiça, já está concluído e foi entregue à Assessora Especial da Presidência, Dra. Juliana, pela Chefe do Setor de Informática, Mônica Nepomuceno.
As ascensões 2011/2012, já em atraso, também foram lembradas pelo Coordenador Geral, destacando ainda que irá levar à Adminisração do TJ a cobrança do pagamento, além do início dos trabalhos de revisão do PCCR/2010. Tal estudo poderá permitir, através de alterações na Lei, modificações nas tabelas vencimentais, a fim de permitir que os servidores em final de carreira, inclusive com pouco tempo de serviço, possam voltar a ascender em suas carreiras. Falou ainda que esta revisão será a oportunidade para acrescentar o direito à GAM Unidades para estabilizados e servidores não optantes do PCCR.
Sobre a Proposta Orçamentária, houve o concenso de se trabalhar, junto à Administração do TJ, para que a mesma pressione o Executivo em caso de haver corte no Orçamento para 2013.
Em relação às regras da GAM Unidades, o Sindicato conversará sobre a possilidade de mudanças com a Secretária responsável, a fim de aperfeiçoar os critérios de aferição das metas.
Sobre o auxílio alimentação, o SindJustiça lutará para manter o valor fixo mensal de R$ 440,00, constante na Proposta Orçamentária.
Durante o evento, vários servidores do interior e da capital deram sugestões de encaminhamentos em relação aos pleitos da pauta.
O Diretor e Comunicação do Sindojus, Vagner Venâncio, prestigiando a AGE do nosso Sindicato, fez uma breve saudação aos presentes, reforçando a necessidade de união entre as duas Entidades naquilo que lhes for comum.
O representante da CSP-Conlutas falou sobre as lutas de classe e o cenário atual das batalhas sindicais pela conquista dos direitos dos trabalhadores.
Foi decidido que a pauta contendo todas as reivindicações acima será levada à Administração do TJ, através de documento escrito, que deverá ser protocolado.
Os dois Sindicatos, na próxima quinta-feira (dia 30/08), se reunirão com a Assessoria da Presidência para tratar de todos os temas acima relatados, inclusive o pleito da ISONOMIA.
Pelos cálculos da Direção do Sindicato, estiveram presentes cerca de 86 pessoas na AGE, dentre servidores do Interior e da Capital.
0 Comentários