XII CONSEJU ELEGE NOVA DIREÇÃO PARA FENAJUD QUE VAI LIDERAR LUTAS NO TRIÊNIO 2021-2024

Intitulada de Unidade Nacional a gestão vai coordenar as ações para os próximos três anos. Segunda etapa do Congresso está prevista para acontecer em dezembro de 2021.

Foi encerrado na noite desta terça (08) o 12º congresso da Fenajud (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados), realizado de modo virtual. A atividade aconteceu ao longo do dia e aprovou regimento interno que garantiu eleição com 90% dos votos e posse da nova Direção Colegiada (Gestão Unidade Nacional) e do Conselho Fiscal da entidade. O congresso, que é a instância máxima da Federação, contou com a participação de mais de 200 pessoas entre delegados, convidados e observadores.

Ainda no início da atividade alguns dirigentes da Gestão Novo Tempo, que geriu a entidade até esta terça (08), saudaram os participantes e se solidarizaram com as vítimas da Covid-19 e seus familiares. Ressaltaram as perdas vivenciadas no Poder Judiciário e a necessidade urgente de políticas que garantam vacinação em massa, a fim de garantir segurança sanitária para retorno aos trabalhos presenciais. Na oportunidade os dirigentes falaram ainda da necessidade de união para continuidade dos trabalhos e lutas em prol da categoria, agora sob nova direção.

Durante o Congresso, que aconteceu pela primeira vez de modo virtual, em uma conjuntura única – onde os trabalhadores sofrem com diversas ameaças de perdas, retirada de direitos e negativa de novas conquistas – a maioria das falas ressaltou como os sindicatos terão de lutar contra as desigualdades e a exclusão, cada vez mais latentes.

Prestação de contas

Ainda durante as Eleições da Fenajud o coordenador de Finanças, Roberto Eudes, e a contadora da Fenajud apresentaram as boas práticas e a política financeira adotadas pela Instituição por meio da gestão que liderou a Federação de 2018 a 2021. Em seguida os participantes tiveram acesso ao balanço financeiro dos anos de 2019, 2020 e do primeiro trimestre de 2021. A prestação de contas foi aprovada por quase 90% dos votos registrados.

XII Congresso – parte 2

O Congresso da Federação Nacional é o espaço máximo de exercício da democracia sindical. É o momento em que os trabalhadores e as trabalhadoras do judiciário estadual de todo o Brasil se reúnem para discutir a situação política, os desafios das profissões que compõem as estruturas da Justiça, os rumos das lutas em todos os estados e os direitos que veem sendo negados pelas Direções dos Tribunais. O debate sempre aconteceu de forma presencial, mas devido as restrições impostas pela pandemia, a necessidade de prevenção e, também, a falta de vacinação todo esse processo de debate presencial ficou inviabilizado. Desse modo, a Fenajud promoveu a eleição de modo virtual e o debate da conjuntura acontecerá de forma presencial. A previsão da Fenajud é que isso ocorra em uma segunda etapa que poderá acontecer em 9 e 10 de dezembro de 2021.

No Congresso os dirigentes se comprometeram a manter as atividades e lutas contra a Reforma Administrativa, em defesa do serviço público e contra qualquer medida que possa prejudicar os servidores e servidoras, bem como a população. Como uma das ações estão a realização de reuniões de alinhamento, que acontecerão nos próximos dias.

Direção eleita

LUIZ CLÁUDIO DA SILVA OLIVEIRA – SINTAJ BA

Coordenação Regional Norte
GISLAINE MAGALHÃES CALDEIRA – SINJUR RO

SUPLÊNCIA DA DIREÇÃO COLEGIADA:
1 – Hélio Lentz Puerta Neto – SC
2 – Simone Maria Pamplona Moreira – PA
3 – Alcides Campelo de Albuquerque Jr.- PE
4 – Ana Maria Gomes de Souza – MG
5 – Waldivino Liberato Vieira Neto – GO

Servidores do TJCE presentes!
Participaram, desta primeira etapa do Congresso, os servidores Roberto Eudes, Pedro Helker, Marcus Pimentel, Rosa Bezerra, Josimário Amorim, Aracélia Parente, Claudiana Miranda, Jayro Rodrigues, Deusimar Rodrigues, Edmar Duarte, Iderlândio Morais, Thiago Sampaio, Marcus Tadeu, Geraldo Lima e Antônio Sindeval.
Além de registrar a presença dos delegados e suplentes, ressaltamos que o coordenador-geral SindJustiça Ceará, Roberto Eudes, foi reeleito ao cargo de Coordenador de Finanças, da FENAJUD; algo que denota a capacidade política e administrativa, além do comprometimento do dirigente sindical.
Por fim, saudamos todos os presentes e reafirmamos o compromisso dos servidores do TJCE na construção de uma entidade nacional, que engajada e atuante em defesa dos servidores públicos e dos trabalhadores em geral.
Sigamos firmes!

Com informações da FENAJUD