SINDJUSTIÇA RECOMENDA QUE SERVIDORES SIGAM ORIENTAÇÕES DE COMBATE À PANDEMIA DE CORONAVÍRUS

Notícias

Sindicato pede que servidores e seus familiares cumpram as determinações dos governos e órgãos de saúde para conter a propagação do vírus

Buscando barrar o avanço do novo coronavírus (COVID-19) no Ceará, o Governador Camilo Santana baixou um novo decreto nesta quinta-feira (19/03) com novas medidas de prevenção. As decisões foram acordadas entre os três poderes estaduais (Legislativo, Executivo e Judiciário), bem como a Prefeitura Municipal de Fortaleza e o Ministério Público.

No decreto, o governador determina o fechamento por 10 dias (20 a 29 de março) de bares, restaurantes, lanchonetes, templos, igrejas, museus, cinemas, academias, clubes, lojas, feiras, exposições, shoppings e outros centros comerciais. Os estabelecimentos que descumprirem o decreto poderão receber multa diária de R$ 50 mil, além de possíveis medidas de apreensão, interdição e intervenção policial.

Além disso, os transportes rodoviários intermunicipais serão interrompidos a partir de segunda-feira (23/03) e os serviços de metrô e VLT também serão suspensos a começar neste sábado (21/03).

Ficam de fora da determinação de fechamento somente farmácias, supermercados, estabelecimentos médicos, hospitalares, laboratórios de análises clínicas, farmacêuticos, psicológicos, clínicas de fisioterapia, vacinação, bem como distribuidoras de água, gás, energia elétrica, telecomunicações, segurança privada, postos, funerárias, bancos, padarias, clínicas veterinárias e lavanderias.

No serviço público, foi definido o ponto facultativo até a próxima sexta-feira (27/03), com exceção dos serviços essenciais.

TJCE

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) suspendeu os prazos processuais que tramitam de forma física e determinou, através da Portaria nº 497/2020, o regime de teletrabalho por 30 dias para magistrados, servidores e estagiários que retornaram de viagem internacional, assim como aqueles que possuem mais de 60 anos. Os demais servidores podem solicitar o regime de teletrabalho aos seus gestores.

Recomendações

A diretoria colegiada do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Ceará (SindJustiça Ceará) entende a grave situação que estamos passando e pede que os servidores e seus familiares levem a sério as determinações que estão sendo apresentadas pelos governos federal e estadual, e os òrgãos de saúde, como a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Por isso, pede que saiam de sua residência somente se for extremamente necessário, principalmente se for ou possuir alguém em casa que seja do grupo de risco (idosos, diabéticos, hipertensos e quem possui insuficiência cardíaca, renal ou doença respiratória crônica).

Mesmo dentro de casa, e principalmente fora dela, a higiene com as mãos é essencial. Os especialistas indicam a lavagem constante e correta com sabonete, e o uso de álcool gel 70%, visto que as nossas mãos estão em constante contato com os olhos, boca e nariz, os principais meios aos quais o vírus entra no organismo.

Por fim, o SindJustiça incentiva que os servidores pratiquem o bem ajudando quem mais necessita neste momento difícil que estamos passando, seja aquele seu vizinho idoso que não tem ninguém que possa ir no supermercado para ele, seja compartilhando informações verdadeiras e de utilidade pública nas redes sociais.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!