FALTA DE SEGURANÇA NA COMARCA DE BATURITÉ

Em visita à unidade judiciária, o SindJustiça Ceará constatou uma série de problemas na segurança do local

Durante visita à categoria, realizada na tarde da última terça-feira (05/11) a Comarca de Baturité, o Coordenador de Aposentados e Pensionistas do sindicato, Thiago Sampaio, recebeu denúncias de precarização na segurança do local.

Segundo Sampaio, na manhã do mesmo dia, durante ausência de um policial, as pessoas que estavam no local tiveram de separar uma briga entre jurisdicionados. Durante o ocorrido, houve inclusive ameaça de morte.

O Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Ceará (SindJustiça Ceará) apurou junto a uma testemunha que não quis se identificar que esta não seria a primeira vez que esse tipo de situação acontece na Comarca. Ainda segundo a testemunha, não há policiais suficientes e, quando casos como esse acontecem, não há a quem recorrer. Foi verificado também não existir saída de emergência.

Enquanto estava na Comarca, Sampaio chegou a presenciar um princípio de tumulto. “Os servidores relataram que isso é bastante comum, não só na semana de conciliação, como nas outras semanas”, declarou.

O Coordenador averiguou, então, uma série de problemas na segurança do local. Segundo Sampaio, os policiais da Comarca folgam na segunda ou na sexta-feira e, durante o dia da folga, não fica nenhum outro policial para cobrir o dia, o que acarreta total ausência de policiamento. Além disso, a unidade funciona até às 18 horas, porém, a carga horária dos policiais é até às 17 horas, fazendo com que todos os dias, durante a última hora de expediente, o local fique sem a segurança necessária.

A denúncia sobre a falta de segurança na Comarca de Baturité chega à direção do sindicato logo após o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) divulgar em seu site, no dia 30 de outubro, que o Tribunal e a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS) assinaram um termo de cooperação sobre o funcionamento da Assessoria de Apoio ao Judiciário.

Na notícia, é informado que o termo permitirá “maior estreitamento” entre as instituições e maior segurança nos procedimentos judiciais, através da unidade que está sediada nas dependências do Fórum Clóvis Beviláqua.

O SindJustiça Ceará vai enviar ofício ao TJCE solicitando que se cobre da Assistência Militar mais policiamento na Comarca e exigindo mais segurança para todos os servidores do Estado do Ceará.