Sindjustiça/Ce participa reunião com entidades sindicais

Reunião tratou da necessidade maior interação do movimento sindical e estabeleceu ações comuns

Realizada na manhã desta quinta-feira (12), a reunião contou com a participação das seguintes entidades sindicais: Sindjustiça/Ce, Regional Ne 1 do Andes-SN, Sinduece, Sindagri, Sinsempece, Sindojus, Asnut, Asenmesc, Sinder e Sindiodonto.

A reunião começou com uma análise de conjuntura e exposição dos principais desafios colocados para os servidores públicos, dentre os quais foram abordados: a necessidade de maior articulação entre as entidades sindicais; a importância da elaboração de uma pauta unificada, que aglomere o conjunto dos servidores; o processo de corte de direitos e arrocho salarial, promovido pelo Governo do Estado, e; a maior presença e participação do conjunto dos servidores nos atos pelo reajuste salarial e contra as reformas apresentadas pelo Governo.

De acordo com Jayro Rodrigues, coordenador do Sindjustiça/Ce, “a reunião é um importante passo para elaboração de um plano de lutas comum, que unifique as direções sindicais e o conjunto dos servidores público em torno de uma pauta de lutas. O Sindjustiça/Ce continuará fortalecendo esses espaços, com a iniciativa de garantir a unidade de ação contra os ataques promovidos pelo Governo do Estado e pela imediata liberação do reajuste salarial”.

Diversas ações foram aprovadas, são elas:

1. Ações judiciais:

a) Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) para questionar o rito de aprovação da PEC 3/2016;

b) mandato para fazer cumprir o reajuste salarial;

c) mandato de injunção quanto à revisão geral salarial de 2016 (data base).

2. Ações de mídia:

a) Campanha de mídia contra o Governador e os Deputados que votaram a favor das medidas de ajuste fiscal.

3. Ações de mobilização:

a) Ação de “comemoração” de 2 anos sem reajuste a ser realizada no dia 01 de fevereiro, as 15:00h, na Assembleia Legislativa;

b) Promoção de seminários de todas as categorias sobre os impactos das leis que foram aprovados na ALCE e da Reforma da Previdência;

c) Ações de reivindicação de concurso público.