SINDICATO REALIZA REUNIÃO COM SERVIDORES DA REGIÃO DOS INHAMUNS

Na manhã desta quinta-feira (14), a Diretoria Colegiada do SindJustiça Ceará realizou a primeira reunião virtual deste ano, contemplando os servidores lotados na Região dos Inhamuns.

Com presença significativa dos servidores, o momento foi marcado pela realização de um balanço das últimas administrações do Tribunal de Justiça, em especial, dos dois últimos anos, intervalo que compreende a gestão do Presidente Washington Araújo.

Logo de início, Roberto Eudes (Coordenador-geral do SindJustiça), Thiago Sampaio (Coordenador Jurídico) e Iderlândio Morais (Coordenador de Comunicação) fizeram um histórico dos avanços obtidos, ressaltando que cada gestão do TJCE, após muita luta dos servidores, implementou determinados avanços que implicam numa política de valorização dos servidores.

Foi assim desde a administração do Desembargador Ernani Barreira e gestão após gestão conquistas importantes foram obtidas, a exemplo da Isonomia, da implementação da GEI, da jornada corrida de 07 horas, da equiparação do auxílio alimentação, dentre tantos outros avanços.

Todavia, os últimos dois anos foram marcados por profundos retrocessos. Ao não reconhecer o sindicato como representante dos servidores, destoando totalmente das últimas gestões, o Presidente Washington Araújo fechou as portas para o diálogo e não atendeu nenhuma demanda vinda dos servidores, não repondo as perdas inflacionárias do período, paralisando as tratativas acerca da reforma do PCCR, congelando as ascensões funcionais e não cumprindo promessas, dentre elas a que fazia referência à implantação do auxílio-saúde.

Durante a reunião virtual, a participação dos servidores foi importantíssima e diversos foram aqueles que se manifestaram, reforçando o apoio ao sindicato e realizando um balanço bastante crítica com relação a atual administração do TJCE. Para os servidores, não há o que comemorar durante esses últimos dois anos. Longe disso, a suspensão de direitos terminou por ser a marca desta gestão.

Além dos pleitos já conhecidos, os servidores também destacaram a importância de lutar pela revisão dos índices da GAM; a publicação de um amplo edital de concurso de remoção; preocupações com a retomada do trabalho presencial, dado o aumento do número de infectados pelo coronavírus e a falta de condições adequadas de segurança sanitária nos locais de trabalho, e; a intensificação da luta contra a reforma administrativa, que tende a ser retomada ainda durante este primeiro semestre.

De acordo com as intervenções, espera-se que a nova administração do Tribunal reconheça o sindicato como representante legítimo da categoria, abra as portas para o diálogo, destrave as negociações e acolha as demandas dos servidores; transformando o sentimento de frustração, que hoje vigora, em esperança de novos tempos.

Ao final, os diretores do sindicato agradeceram a participação dos presentes e reforçaram que a luta por melhores condições de trabalho e de vida depende da participação e unidade da categoria. Por isso, o comprometimento e a presença dos servidores nestes espaços é tão importante!

Confira abaixo o calendário das próximas reuniões:

• – Região do Cariri: sexta-feira (15/01), às 10h
  • – Capital: sexta-feira (15/01), às 14h