Servidores realizam protesto em frente ao Palácio da Justiça

Na tarde desta quinta-feira (25), servidores do Poder Judiciário realizaram protesto em frente ao Palácio da Justiça

A categoria cobrou medidas urgentes da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará quanto ao atendimento dos seguintes pleitos: reforço na segurança dos fóruns e unidades judiciárias do interior do estado; reforma e manutenção de todos os prédios e instalações onde funcionam unidades do Poder Judiciário; imediata concessão do reajuste linear; pagamento das ascensões em atraso e a extensão da GEI.

O ato foi convocado pelo sindicato e contou com a participação de servidores da capital e do interior do estado, que além de lutarem pela pauta econômica, deram também depoimentos sobre as ações criminosas realizadas nos fóruns onde estão lotados.

De acordo com Roberto Eudes, Coordenador Geral do Sindjustiça/Ce, “a luta por melhores condições de trabalho e de vida passa por vários aspectos, desde a valorização do servidor público até a garantia de condições adequadas de trabalho. Nesse sentido o Sindjustiça/Ce continuará na luta e intensificará as campanhas em andamento”.

Na manifestação, ficou acertado que o sindicato avaliará a possibilidade de realizar campanha pública por melhores condições de trabalho e pelo reforço na segurança dos fóruns, inclusive expondo em outdoors a fragilidade da segurança pública nas unidades judiciárias e as ações criminosas que ocorreram nos últimos meses.

A diretoria do sindicato informa que continuará dialogando e mobilizando a categoria em torno da luta pela imediata concessão do reajuste salarial e da luta por melhores condições de trabalho e de vida.

Servidores concedem entrevista à Tv Diário

A manifestação realizada pelos servidores repercutiu bem e logo a Tv Diário foi fazer a cobertura da mobilização. Concederam entrevista o Coordenador Geral do Sindjustiça/Ce, Roberto Eudes, o delegado da região do Cariri, Antônio Luiz Barbosa e técnico judiciário da Comarca de Milagres, João Alves Brandão.

A entrevista destacou os problemas na segurança dos fóruns e unidades judiciárias do interior e salientou a necessidade de medidas urgentes para resolução dos problemas relativos às ações criminosas.

Preocupados com a repercussão da entrevista, a administração do TJCE resolveu apresentar sua versão sobre os fatos, solicitando que a mesma emissora veiculasse explicação concedida pela administração do Tribunal.

Reunião com a administração

Por fim, nesta sexta-feira (26), o Secretário de Gestão de Pessoas, Edilson Baltazar, atendendo solicitação da Presidenta do TJCE, Desembargadora Iracema do Vale, entrou em contato com o Coordenador Jurídico do Sindjustiça/Ce, Pedro Helker, agendando reunião para tratar da pauta de reivindicações dos servidores. A reunião acontecerá na terça-feira (30), as 14:30h.

Luta contra os retrocessos

Vale também destacar que a diretoria do sindicato também reforçará as mobilizações nacionais contra a aprovação do PL 257/2016 e da PEC 241.

Ambos os projetos atacam o serviço público e a carreira dos servidores na medida em que preveem corte de gastos com pessoal, restringindo a concessão de reajuste salarial, a não realização de concurso público e outras medidas.

O Sindjustiça/Ce, portanto, se somara as diversas outras entidades, participando das mobilizações nacionais e construindo atividades locais, alertando o conjunto dos servidores e a população em geral do prejuízo para o serviço público, caso tais projeto sejam aprovados.

Confira abaixo imagens do ato: