RISCOS DE RETORNO AO TRABALHO PRESENCIAL NESTE MOMENTO É TEMA DE LIVE DO SINDICATO

Ex-secretário de saúde do Ceará, Arruda Bastos foi o convidado, e falou a respeito da flexibilização das normas neste momento e deu dicas de como se precaver contra o contágio

Com a presença do médico e ex-secretário de saúde do Estado do Ceará, Arruda Bastos, a live do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Ceará (SindJustiça Ceará) realizada no dia 15 de julho, contou com discussões sobre os riscos do retorno ao trabalho presencial.

O profissional é um dos coordenadores do movimento Médicos Pela Democracia e professor universitário. Também participaram da live o Coordenador de Cultura da entidade, Deusimar Rodrigues, e o jornalista Esdras Gomes, para mediar o debate.

Durante o encontro, Arruda Bastos comentou a respeito da flexibilização das restrições no Brasil e no Ceará, e demonstrou certa preocupação com a ampliação dessas medidas. “Quando eu vejo gestores, governantes, secretários flexibilizando além da conta, eu fico extremamente preocupado, porque nós não aprendemos nada com a doença mundialmente, não aprendemos com os Estados Unidos, que agora os casos estão aumentando, não aprendemos nada com o retardo das medidas enérgicas na Itália. Temos que ter o máximo de cuidado”.

O médico também deu uma série de dicas a respeito dos cuidados que devemos ter para não se contaminar durante o trabalho presencial, situação a qual muitos servidores do Judiciário estadual cearense estão passando com o início da retomada determinada pelo Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE).

Sobre o plano de retomada, Deusimar Rodrigues questionou quais as bases científicas que o TJCE está utilizando para esse processo de retorno e relatou casos de servidores que foram chamados para o trabalho presencial, mas que as comarcas não estão tendo a estrutura necessária para recebê-los. “Nas comarcas não tem um pessoa para medir a temperatura […] uma garrafinha de álcool gel em cima de uma mesinha na entrada do fórum. É uma coisa muito arcaica”, contesta.

Confira esses e outros assuntos discutidos na live.