REUNIÃO VIRTUAL COM SINDICATOS E O MPT DISCUTE RELAÇÃO TRABALHISTA DURANTE PANDEMIA

SindJustiça participa de reunião virtual com sindicatos para discutir direitos da classe trabalhadora

Na terça-feira (24/03), às 15 horas, o Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Ceará (SindJustiça Ceará) participou de uma reunião virtual com entidades sindicais para discutir os efeitos da pandemia do covid-19 (novo coronavírus). O encontro teve a participação do Procurador Regional do Trabalho da 7ª Região (PRT-7/CE) , Gerson Marques.

Além do SindJustiça, participaram da reunião representantes do Sindicato dos Agentes e Servidores do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará (Sindasp-Ce); Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf-Ce), do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Estadual do Ceará (Mova-se); Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado do Ceará (Sinsepemce); Sindicato dos Odontologistas do Estado do Ceará (Sindiodonto); e Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil da Região Metropolitana de Fortaleza (STICCRMF).

O Coordenador-geral do SindJustiça Ceará, Roberto Eudes Fontenele, que solicitou a reunião, afirmou que somar esforços do sindicato para debater os problemas ocasionados a saúde dos trabalhadores pelo novo coronavírus, assim como os impactos na economia e nas finanças do Estado.

Na ocasião, o Coordenador explicou que o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) determinou que os juízes e servidores realizassem o teletrabalho e que estão sendo vistas soluções para a aquisição ou cessão de equipamentos.

Por último, Fontenele sugeriu que o Ministério Público do Trabalho (MPT) colabore no diálogo com os Poderes estaduais para que os sindicatos integrem as Comissões e Comitês referentes ao combate e prevenção ao coronavírus e que participem das reuniões.

O Procurador Regional do Trabalho, Gerson Marques, explicou que o MPT em relação a administração pública e servidores estatutários têm um papel de abrir o diálogo entre as categorias e gestores.

As entidades apresentaram suas bandeiras de luta, em especial aquelas ligadas ao serviço essencial, que não podem paralisar suas atividades, parabenizaram a iniciativa de buscar novas formas de organizar a luta através da tecnologia e combinaram a realização de novas reuniões virtuais para debater e combinar ações neste momento de crise.