REUNIÃO COM ENTIDADES SINDICAIS DA REGIÃO DE CRATEÚS DISCUTE FORMAS DE ENFRENTAMENTO À REFORMA ADMINISTRATIVA

Notícias

SindJustiça Ceará está realizando série de reuniões para articular movimento contra a Reforma aqui no estado

Com o intuito de angariar esforços para combater a Reforma Administrativa (PEC 32/2020) aqui no Ceará, a Diretoria Colegiada do SindJustiça Ceará (Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Ceará) realizou uma reunião virtual, na tarde desta terça-feira (06/04), com representantes de entidades sindicais de Crateús e região.

Representando o SindJustiça estiveram presentes Roberto Fontenele (Coordenador-geral), Thiago Sampaio (Coordenador Jurídico), Iderlandio Morais (Coordenador de Comunicação), Edmar Duarte (Coordenador de Aposentados), Deusimar Rodrigues (Coordenador de Cultura), Marcos Pimentel (Delegacia Regional Inhamuns) e José Júlio (Suplente de diretoria). 

De Crateús, estiveram presentes representantes do Sindicato dos Professores Municipais (Socorro Pires, Paulo Giovani e Geraldo Alves); do Sindicato dos Servidores Municipais (Ricardo Cosmo, Antonio José e Jonas Rodrigues); e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares (Luiz Edivá).

Além de Crateús, também participaram entidades de municípios vizinhos, como o Sindicato dos Servidores Municipais de Independência (representado por Rosa Gonçalves e Randeles Marcos); Sindicato dos Servidores Municipais de Monsenhor Tabosa (Antonia Claudino), Sindicato dos Servidores Municipais de Nova Russas (Francisco Coca); Sindicato dos Servidores Municipais de Tamboril (Joacildo Oliveira e Iracema Oliveira); Sindicato dos Servidores Municipais de Ararendá (Fernando Martins); além de outros participantes.

A REUNIÃO

O encontro foi iniciado com uma palavra do delegado sindical do SindJustiça Ceará na região, Marcos Pimentel, que foi o responsável por organizar a reunião e chamar todos os representantes das entidades. Ele agradeceu a todos e todas que compareceram e passou a fala para o coordenador-geral da entidade, Roberto Fontenele, que falou da importância dos movimentos sociais e entidades sindicais dos municípios se unirem para combater o avanço da PEC: “a gente precisa fazer uma unidade para fazer esse trabalho nos municípios”.

O coordenador também fez uma apresentação do que é a reforma administrativa e como ele irá impactar o serviço público e a sociedade. Entre os tópicos abordados por Roberto estão as regras presentes na proposta que irão permitir entrar no funcionalismo público sem concurso, os contratos temporários e cargos de assessoramento, além do princípio da subsidiariedade, que permite à iniciativa privada uma maior prioridade frente ao serviço público, diminuindo a atuação do Estado ao abrir mão do protagonismo como provedor do bem-estar social.

Ainda segundo Roberto, a PEC dará muitos poderes aos chefes do executivo municipal, estadual e federal, prejudicando a estabilidade do servidor e dando margem para que ordens ilegais sejam dadas e não denunciadas, facilitando, também, a indicação de cargos, “universalizando o ‘trem da alegria’ no serviço público”, completa Roberto.

Thiago Sampaio, coordenador Jurídico da entidade, também fez uma intervenção durante a reunião para falar, entre outras coisas, sobre o mito de que o Brasil possui muitos servidores e que custam caro. O dirigente apresentou dados da Organização Para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) que rebatem essas falácias. “O Brasil possui em média 12% da população que são servidores, enquanto na Suécia esse percentual chega a 30% e nos Estados Unidos a 15%. Todos esses pontos têm que ser rebatidos, têm que ser levados à população. As pessoas precisam conhecer”.

Logo após as falas dos diretores do SindJustiça Ceará, os representantes dos sindicatos também deram suas opiniões e contribuições para criar e fortalecer um movimento contra a Reforma Administrativa na região, reafirmando, ainda, os males que a PEC irá trazer para os servidores, principalmente aos municipais que representam 60% do total de funcionários públicos no país.

ENCAMINHAMENTOS

Ao fim da reunião, os diretores do SindJustiça Ceará e os representantes dos sindicatos da região organizaram uma série de ações para informar aos servidores e a população de Crateús e municípios vizinhos sobre o que é a Reforma Administrativa e os seus prejuízos. Entre as atividades estão o agendamento de entrevistas em rádios locais, o aluguel de carros de som, formação com especialistas sobre a Reforma, cards contra a PEC para serem divulgados nas redes sociais etc.

ARTICULAÇÃO

Esta foi a segunda reunião de articulação que o sindicato faz para angariar parceiros no Estado para combater a Reforma Administrativa. Primeiramente, a entidade realizou no dia 31 de março uma reunião com entidades da região do Vale do Jaguaribe. O próximo encontro está marcado para esta sexta-feira (09/04) com representantes de entidades e movimentos de Tianguá e região.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!