QUESTÕES ECONÔMICAS ENFRENTADAS COM A PANDEMIA SÃO DEBATIDAS EM LIVE DO SINDJUSTIÇA

O professor de economia da UFC, Fábio Sobral, foi o convidado para debater a realidade enfrentada pela economia brasileira neste momento de calamidade pública

Em uma ação que visa debater temas relevantes para o momento que estamos passando, o Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Ceará (SindJustiça Ceará) realizou, às 16 horas desta quarta-feira (13/05), uma live em seu Facebook para debater os efeitos do novo coronavírus na economia brasileira.

Para falar sobre o assunto, o sindicato convidou o professor de economia da Universidade Federal do Ceará (UFC), Fábio Sobral, que, junto ao Coordenador Jurídico do sindicato, Thiago Sampaio, debateu sobre as questões econômicas que estão sendo afetadas com esse processo de isolamento social, calamidade pública e uma péssima gestão da pasta pelo Governo Federal. A apresentação, mais uma vez, foi da jornalista sindical e radialista, Marina Valente.

Durante sua fala, o professor falou da trágica gestão do Governo Federal durante a pandemia: “Vai ficar nos livros de história como um dos períodos mais destrutivos do Brasil”. O coordenador do sindicato concordou com a afirmação e ainda completou: “O presidente não tem plano nenhum para combater o coronavírus”, e ainda disse que os servidores públicos estão sendo crucificados com a justificativa de enfrentar os problemas econômicos causados pela pandemia.

Na entrevista, Sobral também apontou alguns riscos a longo prazo para os servidores com a possível continuidade do teletrabalho, como os cortes em auxílios de alimentação, transporte, bem como o excesso de trabalho, a falta de horário a cumprir, gastos não contabilizados, a ocupação do espaço doméstico e a falta de interação com outras pessoas.

Sampaio, então, comentou a respeito da realidade atual enfrentada pelos servidores do Poder Judiciário estadual cearense, que, mesmo com os servidores produzindo bastante, tiveram suas ascensões funcionais suspensas pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). “Estão aproveitando esse momento para tirar do serviço público. E é o próprio serviço público que está salvando o Brasil neste momento, com os médicos e enfermeiras”, complementa o coordenador.

Por fim, ao comentar sobre a fala de Sampaio, o professor ainda questionou o porquê de não mexerem com os bancos e grandes empresas, sobrando sempre para os servidores: “Qual a relação da Covid com as ascensões funcionais dos servidores? Por que não são os bancos? Por que não são as grandes empresas?”.

ASSISTA ABAIXO A LIVE COMPLETA (ou diretamente no link: https://youtu.be/9Nhae3BULN4)