COMUNICADO IMPORTANTE: POR ERRO DA UNIMED FORTALEZA, REAJUSTE NÃO CONSTARÁ NA FOLHA DE JANEIRO

Após diversas reuniões de negociação que culminaram na redução do percentual de reajuste no valor das mensalidades da Unimed Fortaleza de 17,43% para 11% (clique aqui para ver a matéria), a Diretoria do SindJustiça Ceará deparou-se com um problema no envio desatualizado dos dados referentes à inclusão do percentual reajustado (11%) nas parcelas do plano de saúde.

O procedimento usual é o envio do banco de dados, pela Unimed Fortaleza, com os valores devidamente atualizados para que o Tribunal de Justiça proceda com a implantação junto a folha de pagamento. Tal procedimento fora realizado dentro do prazo estipulado pelo TJCE, todavia as informações repassadas pela Unimed Fortaleza estavam desatualizadas, não constando o reajuste de 11%. Por essa razão, a mensalidade da Unimed Fortaleza, referente à folha de janeiro/2019 (com pagamento em fevereiro/2019), não teve o reajuste devido, gerando, portanto, um valor a ser pago de forma retroativa, equivalente ao reajuste em 11% sobre uma mensalidade do plano.

Desde que tomou conhecimento do equívoco da operadora de saúde, os diretores do SindJustiça Ceará procuraram os representantes da Unimed Fortaleza, com o objetivo de obter uma solução que minimizasse o impacto da cobrança do valor retroativo não implantado em folha.

Após várias reuniões com a empresa conveniada, o sindicato conseguiu, junto à Unimed Fortaleza, o seguinte acordo: 1) A Unimed Fortaleza irá parcelar o valor de 11%, referente ao reajuste não implantado na folha de janeiro/2019, em 8 (oito) vezes mensais e iguais de 1,375%; 2) A Unimed Fortaleza tomará as medidas necessárias para que os descontos das parcelas de 1,375% sejam implantados nas 08 (oito) folhas de pagamento subsequentes, com início em fevereiro/2019 e fim em setembro/2019.

O acordo que parcelou o valor retroativo do reajuste visa minimizar o impacto da cobrança, que, caso fosse implantada em parcela única, a margem consignada de alguns conveniados poderia ficar comprometida.

Por fim, a Diretoria Colegiada do SindJustiça Ceará informa que cobrou uma nota de esclarecimento oficial por parte da Unimed Fortaleza, a qual será divulgada em breve, a fim de prestar esclarecimentos sobre o ocorrido e manifestar suas desculpas frente aos usuários.