NOTA DE REPÚDIO AO PRONUNCIAMENTO DO MINISTRO PAULO GUEDES

Na última sexta-feira (07), em pronunciamento proferido durante um seminário sobre o Pacto Federativo, na Escola Brasileira de Economia e Finanças da Fundação Getúlio Vargas (FGV EPGE), o Ministro da Economia, Paulo Guedes, foi ainda mais longe na sua cruzada contra o serviço e os servidores públicos, aos classificar o funcionalismo brasileiro como “parasitas”.

Para o Ministro, “O hospedeiro está morrendo, o cara virou um parasita, o dinheiro não chega no povo e ele quer aumento automático”. Ainda em seu discurso, Paulo Guedes criticou o reajuste anual dos servidores, a estabilidade no emprego e o sistema de aposentadoria.

O ataque proferido por Guedes não é aleatório, longe disso, ele representa o avanço conservador em nosso país e tem por objetivo desgastar a imagem do serviço e dos servidores públicos, com um único intuito, qual seja, aprofundar a política ultraliberal, de sucateamento da máquina pública e de ataque aos direitos dos trabalhadores.

Tal ataque ocorre, ao mesmo tempo, em dois planos, a saber: 1) viés ideológico: com a tentativa de construir, no imaginário popular, uma imagem que o serviço público é ineficiente e por isso o estado deve se desresponsabilizar em determinadas funções, ampliando as privatizações e a entrega do patrimônio brasileiro, e; 2) viés econômico: com a brutal reforma do estado brasileiro, retirando direito e flexibilizando conquistas históricas obtidas pelos trabalhadores.

Diante deste ataque, a Diretoria Colegiada do SindJustiça Ceará manifesta seu repúdio à marcha conservadora em curso e ao discurso do Ministro Paulo Guedes. Para o sindicato, “parasita” não são os servidores que vivem às custas de seu trabalho, que enfrentam as mais diversas adversidades para ofertar um serviço público de qualidade, que amargam perdas salariais e vêem, pouco a pouco, seus direitos rapinados.

“Parasitas”, para o SindJustiça Ceará, são aqueles que se utilizam da máquina pública com interesses privados, como o próprio Ministro Paulo Guedes, citado em um processo julgado pela Justiça Federal que, conforme aponta a reportagem, assinada por Filipe Coutinho, faturou, por meio da GPG Participações, R$ 600 mil em apenas dois dias de operação na Bolsa por meio de uma ação fraudulenta, conduzida pela corretora Dimarco, causando enorme prejuízo ao fundo de pensão dos funcionários do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Reajuste anual é direito consolidado por lei. Estabilidade no emprego é garantia de independência na atuação frente ao nepotismo e as pressões externas. Aposentadoria é uma conquista depois de anos de trabalho duro.

Abaixo a política ultraliberal!
Abaixo a retirada de direitos!
Todo repúdio ao pronunciamento do Ministro Paulo Guedes!

Diretoria Colegiada do SindJustiça Ceará
Fortaleza, 08 de fevereiro de 2020.