19.Jan.2018 |Últimas
SERVIDORES LOTADOS NOS JUIZADOS DA CAPITAL RECEBEM VISITA DO SINDICATO

Diretores do sindicato realizam visitas aos juizados e dialogam com a categoria sobre os pleitos reivindicados e a luta contra a reforma da previdência

Durante toda esta semana a diretoria do SindJustiça realizou visita aos juizados da capital, com o objetivo de dialogar com a categoria e iniciar um processo de mobilização para luta em torno dos pleitos reivindicados pelos servidores e contra a reforma da previdência.

Foram visitados os seguintes juizados: 15ª Unidade do Juizado Especial Cível e Criminal de Fortaleza (Barra do Ceará), 18ª Unidade do Juizado Especial Cível e Criminal de Fortaleza (José Walter), 6ª Unidade do Juizado Especial Cível e Criminal de Fortaleza (Messejana), 7ª Unidade do Juizado Especial Cível e Criminal de Fortaleza (Montese), Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Fortaleza (Benfica) e 8ª Unidade do Juizado Especial Cível e Criminal de Fortaleza (José Bonifácio).

Nestas visitas, os diretores Edmar Duarte, Hadjefferson Marreiro e Thiago Sampaio trataram de temas relevantes, a saber: reajuste salarial anual, pagamento das ascensões em atraso, pagamento da GEI para todos os servidores do interior, concurso de remoção, migração do plano, campanha contra o assédio moral, segurança nas unidades judiciárias, dentre outros.

Os diretores também informaram que o sindicato protocolou ofício solicitando reunião com a Comissão de Negociação Permanente, com o intuito de tratar sobre os temas acima mencionados. Até o momento a administração do TJCE não estabeleceu data para realização desta reunião.

Nas visitas, vale dizer, foi destacada ainda a importância na lutra contra a reforma da previdência proposta pelo Governo, bem como os retrocessos que tal medida representa. Sobre o assunto, cumpre ressaltar alguns pontos: i) para conseguir receber o valor integral da aposentadoria será preciso ter, pelo menos, 40 anos de contribuição; ii) estabelecimento de uma regra de transição para os servidores públicos, que prevê a criação de um "pedágio", ou seja para se aposentar os servidores precisarão pagar um pedágio de 30% sobre o tempo que falta para cumprir, observando o período de 30 anos de contribuição (mulher) ou 35 anos (homem), e; iii) os servidores também terão que trabalhar mais para se aposentar, uma vez que a idade mínima passará de 55 anos de idade para mulheres e 60 para homens, para 62 anos e 65 anos, respectivamente.

A reforma da previdência, portanto, é um ataque brutal aos direitos dos trabalhadores, tanto celetistas como dos servidores públicos. A luta contra a reforma deve ser levada a cabo por todas as entidades sindicais e instrumentos da classe trabalhadora e o SindJustiça Ceará terá um papel ativo na construção desta luta. Todavia, esta causa deve ser abraçada por todos os trabalhadores, em especial os servidores públicos.

Devemos construir grandes mobilizações para barrar essa onda de retrocessos, neste sentido o engajamento e a participação do conjunto da categoria será importante para fortalecer a luta contra a retirada de direitos.

Por fim, salientamos que a Diretoria Colegiada do SindJustiça Ceará continuará empenhada no sentido de cobrar da administração do TJCE o encaminhamento dos pleitos reivindicados, assim como prosseguirá dialogando e mobilizando a categoria para as lutas que virão.

Confira abaixo as fotos das visitas:

15ª Unidade do Juizado Especial Cível e Criminal de Fortaleza (Barra do Ceará)

18ª Unidade do Juizado Especial Cível e Criminal de Fortaleza (José Walter)

6ª Unidade do Juizado Especial Cível e Criminal de Fortaleza (Messejana)

7ª Unidade do Juizado Especial Cível e Criminal de Fortaleza (Montese)

8ª Unidade do Juizado Especial Cível e Criminal de Fortaleza (José Bonifácio)