facebook twitter flickr youtube
Principal Notícias
23.Nov.2017 |Últimas
SEMANA NACIONAL DO DOADOR DE SANGUE
Imprimir Enviar para amigo Indicar errp
A+ a-

A Diretoria Colegiada do SindJustiça Ceará apoia esta causa. Procure um posto de coleta e fortaleça essa corrente de solidariedade. Seja um doador voluntário!


O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará, Hemoce, da rede pública do Governo do Ceará, realiza [desde] segunda-feira, 20, a tradicional Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue. Em sua 11ª edição, a Semana segue até o dia 25 de novembro com atividades diferenciadas na sede do Hemoce, em Fortaleza, e nos hemocentros do interior do estado.

Durante os seis dias da Semana do Doador [são] oferecidos para a população serviços de beleza e bem estar como: corte de cabelo; manicure; maquiagem; SPA das mãos, designer de sobrancelhas e educação nutricional com especialistas. Para animar o público, os humoristas cearenses Luana do Crato, Madame Mastrogilda, Papudinho, entre outros, se apresentarão no hemocentro coordenador. Haverá ainda apresentações artísticas e shows de mágica. Este ano, uma das novidades na programação é a emissão da 1ª e 2ª via das carteiras de identidade e a 1ª via para CPF. O Hemoce receberá o Balcão da Cidadania, um projeto executado pela Secretaria da Justiça do Estado do Ceará, que atenderá a população no dia 23 de novembro, das 9 às 16 horas

As atividades da Semana Nacional do Doador de Sangue acontecerão tanto no Hemoce Fortaleza, na Av. José Bastos 3390, no bairro Rodolfo Teófilo, quanto nas unidades do interior do estado: Quixadá, Sobral, Crato, Juazeiro do Norte, Crato, e Iguatu (Confira aqui a programação).


Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue

A Semana do Doador Voluntário de Sangue é tradição em todos os hemocentros do país. Acontece em alusão ao dia 25 de novembro, data que é celebrado o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. A semana tem como principal objetivo agradecer aos doadores e incentivar novos voluntários para doar sangue. No Ceará, a Semana do Doador traz como tema a campanha “Você Doaria Sangue Para Mim”?, com o objetivo de destacar que a doação pode beneficiar diferentes pessoas e que o gesto de solidariedade é de cada um para todos.

A campanha segue até o dia 31 de dezembro e a expectativa é coletar 18.000 mil bolsas de sangue em todo o estado. “Nós já estamos preparando o estoque para os festejos de final de ano, porque todo sangue doado antes de ser distribuído para os hospitais passa por uma análise e processamento e por isso é necessário que as doações sejam feitas com antecedência da necessidade”, ressalta Nágela Lima, coordenadora da captação de doadores do Hemoce.

Todos os tipos sanguíneos são necessários, mas em especial os tipos "O" positivo, "O" negativo e "A" positivo, pois são os mais comuns na população cearense. O sangue doado ao Hemoce é utilizado em transfusões, cirurgias, no tratamento de pacientes com câncer e nos atendimentos de urgência e emergência em cerca de 450 unidades de saúde do Ceará.


Doe sangue, salve vidas

Para ser um doador de sangue, é necessário estar saudável, bem alimentado, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e apresentar um documento de identificação oficial e com foto. Os menores de idade devem apresentar o termo de consentimento assinado pelos pais ou responsável legal e anexar a cópia de documento oficial com foto do representante legal. O termo de consentimento está disponível no site www.hemoce.ce.gov.br/#site.


Onde doar sangue?

As doações podem ser feitas na sede do Hemoce em Fortaleza, no posto de coleta no IJF, nos hemocentros regionais (Quixadá, Iguatu, Crato, Sobral), no hemonúcleo de Juazeiro do Norte, além das coletas externas que acontecem diariamente. O Hemoce destaca ainda que é necessário um intervalo entre uma doação e outra. Os homens podem doar a cada 60 dias no máximo 4 vezes ao ano e as mulheres a cada 90 dias até 3 vezes em 12 meses.


Fonte: Portal do HEMOCE

Nome

Campo obrigatório.
Campo obrigatório. Digite um e-mail válido.
Digite seu comentário.
autentica Campo obrigatório. Código errado. Código errado. *campo obrigatório
*Digite o que aparece na imagem.
Produzido e atualizado conjuntamente pelo Sindjustiça Ceará e TEIA DIGITAL
© 2011-2017. SindJustiça Ceará
Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Ceará
Sede 1: Rua Francisco Segundo da Costa, 97, Edson Queiroz Caixa Postal 6683 | | 60811-650 | | Fortaleza-CE Fone: 3273-4217
Sede 2: Avenida Engenheiro Agrônomo José Guimarães Duque, 993, Cambeba | 60822-220 | Fortaleza-CE Fone: 3218-1077 / 3271-1456
Sub Sede TJCE: Ponto de apoio, localizado no sub solo do Tribunal de Justiça, Cambeba. Fone: 3207-7902