LIVE DO SINDICATO DEBATE RETORNO AO TRABALHO PRESENCIAL

Presidente do Sinsempece, Tony Távora, foi o convidado do programa, que também discutiu sobre teletrabalho e outros assuntos

Nesta quarta-feira (17/06), o Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Ceará (SindJustiça Ceará) realizou uma live sobre o tema: Justiça Pós-Pandemia: Como Deve Ser o Retorno ao Trabalho Presencial? Para debater o assunto, foi convidado o Presidente do Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado do Ceará (Sinsempece), Tony Távora.

O Coordenador Jurídico do SindJustiça Ceará, Thiago Sampaio, também esteve presente no programa, que foi apresentado pelo jornalista Esdras Gomes.

No início da live, Sampaio comentou a respeito do plano de retomada às atividades presenciais apresentado pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) na semana anterior. O coordenador questionou qual o parâmetro científico que o Tribunal está utilizando para a criação e execução do projeto, e disse que o sindicato irá atuar principalmente na fiscalização para o obedecimento da Resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que regulamentou o retorno gradual às atividades presenciais no Judiciário.

Távora, por sua vez, demonstrou preocupação principalmente com o retorno ao trabalho presencial no interior do estado. “A gente sabe que o vírus está num trajeto rumo ao interior. Cidades que estão aumentando os casos não podem voltar agora”.

O teletrabalho também fez parte das discussões da live. Para o Presidente do Sinsempece, a pandemia fez com que se perceba os problemas que podem acarretar com o teletrabalho, como o aumento do assédio moral, os gastos financeiros e os problemas de saúde. “Quando você está trabalhando no fórum ou na promotoria, você vai para casa e se refugia. Quando você trabalha em casa, os problemas do trabalho lhe acompanham”.

Sobre o assédio moral, o dirigente ainda complementou sobre a dificuldade em estabelecer limites no teletrabalho, pois muitos chefes entendem que, por o trabalhador estar trabalhando em casa, ele está sempre à sua disposição. “A gente tem relatos de chefia fazer contato com o servidor 10 horas da noite de um domingo para fazer correção de minuta de parecer”, relata.

ASSISTA À LIVE COMPLETA