Jornada corrida será prorrogada: AGE aprova acordo

Servidores aprovam nova proposta que prevê cumprimento de metas do IAM em 90% na área judiciária e 92,5% na área administrativa

Realizada na tarde dessa quarta-feira (22), a Assembleia Geral Extraordinária do SindJustiça Ceará contou com a participação significativa de servidores. De início, o Coordenador Geral, Roberto Eudes abriu os trabalhos informando que a proposta aprovada na última AGE havia sido protocolada e entregue na Presidência do TJCE ainda na tarde de ontem (21).

No final da manhã, Roberto Eudes, Daniel Cabral e Tiago Sampaio foram recebidos pelo Presidente do TJCE, Des. Francisco Gladyson Pontes, para tratar mais uma vez da negociação para acordo das 7 horas corridas.

Após negociação, as partes chegaram a uma nova proposta, que prevê o atingimento do índice de alcance de metas (IAM) em 90% na área judiciária e 92,5% na área administrativa, até o dia 31 de julho do ano corrente. Ficou acordado que, até o início da segunda quinzena de julho de 2017, as partes voltarão a tratar do assunto.

O acordo proposto pelo sindicato, no tocante aos índices a serem atingidos, foi totalmente aceito pelo Tribunal. A administração do TJ/CE só não recuou, na parte de tornar a jornada definitiva após o término dos 6 meses. Nesse caso, haverá conversa entre as partes em meados de julho, para a continuidade da jornada corrida.

Após repassar tais informações, a mesa que conduziu a AGE passou a palavra ao plenário. Diversos foram os servidores que se inscreveram e comentaram sobre a proposta negociada entre o sindicato e a administração do TJCE.

Daniel Cabral, Coordenador Cultural do Sindjustiça/Ce, destacou a postura da entidade e dos colegas que participaram da AGE. De acordo com o dirigente sindical, “o acordo firmado é factível e só aconteceu assim porque o sindicato insistiu no debate e nas negociações. Esse acordo é um avanço frente àquele apresentado anteriormente.”

Roberto Eudes lembrou que a “diretoria colegiada do Sindjustiça/Ce buscou democratizar ao máximo o processo de decisão, estimulando a participação da categoria, ampliando a comissão de negociação, convocando reuniões e assembleias. O sindicato também foi receptivo ao recebimento de novas propostas, sempre se colocando aberto às negociações, algo que por vezes faltou à administração do TJCE. Felizmente conseguimos chegar em um consenso”.

Após algumas intervenções no plenário, a proposta foi colocada em votação e aprovada por ampla maioria. Dessa maneira, o novo acordo prevê que os servidores devem alcançar o IAM em pelo menos 90% na área judiciária e 92,5% na área administrativa(índices pedidos pelo sindicato). A jornada corrida de sete horas será estendida até o dia 31 de julho, e as partes voltarão a discutir o tema ainda no início da segunda quinzena de julho de 2017.

Ficou acordado que o sindicato realizará visitas às unidades judiciárias, a fim de divulgar o acordo firmado e mobilizar a categoria em torno do conjunto de pleitos com repercussão financeira, dentre eles: reajuste salarial, ascensões funcionais, gei e outros.

Demais assuntos

Com relação aos pleitos financeiros, os diretores do sindicato, durante conversa com o Presidente do TJCE, solicitaram que se iniciassem as negociações com os assessores da administração, na primeira semana após o carnaval, com objetivo de tratar especificamente das reivindicações econômicas.

Paulinho Oliveira, Coordenador de Imprensa e Divulgação do Sindjustiça/Ce, informou que no dia 15 de março do ano corrente será realizado o Dia Nacional de GrevesParalisações e Mobilizações contra os retrocessos propostos pelo Governo Federal – dentre os quais, a Reforma da Previdência. Diversas entidades sindicais e movimentos sociais estarão se reunindo para protestar contra o pacote de maldades apresentado pelo Governo de Michel Temer. Nos próximos dias, tão logo ocorram as reuniões organizativas, mais informações sobre o dia 15 de março serão repassadas para a mobilização e o engajamento de todos.

Por fim, a diretoria do sindicato informou que no dia 10 de março será realizada Assembleia Geral Ordinária que tratará da prestação de contas e da previsão orçamentária para o próximo período.