DIA INTERNACIONAL DE LUTA DAS MULHERES

Notícias

A Diretoria Colegiada do SindJustiça Ceará vem público saudar todas as mulheres, em especial as servidoras do Poder Judiciário estadual, em virtude do Dia Internacional de Luta das Mulheres, 08 de março.

Além de um momento de comemoração e reconhecimento, o dia 08 de março também é uma data significativa, que simboliza todo o histórico de lutas das mulheres, relembrar as diversas conquistas e avanços já obtidos e reafirmar a necessidade de novos passos rumo a efetivação de direitos, denunciando, sempre que necessário, o feminicídio, o machismo, o racismo estrutural e tantas outras opressões.

Parabéns todas as mulheres que lutam por um mundo melhor, mais justo e mais humano…

HISTÓRIA

O Dia Internacional da Mulher surgiu a partir de um episódio trágico, marcado e causado pela histórica repressão às mulheres.

Em 1857, no dia 8 de Março, 129 tecelãs de Nova Iorque foram mortas carbonizadas, dentro da fábrica onde trabalhavam. Estas operárias organizaram uma greve por melhores condições de trabalho e pela redução de uma carga horária de mais de 16 horas diárias. Seus salários eram equivalentes a um terço do salário dos homens.

Na época, a manifestação das operárias chamou a atenção por ser a primeira greve organizada exclusivamente por mulheres e pela tragédia de seu desfecho.

Desde esse dia histórico, o movimento em favor da emancipação da mulher tem tomado forma no mundo inteiro.

Exploração e limitação de direitos marcam a história das mulheres, levando-as a constantes movimentos pela melhoria de suas condições de vida e trabalho, pela participação na política, pelo fim da exploração sexual, pelo acesso à instrução e pela igualdade de direitos entre sexos. As mulheres ficam mais independentes a cada geração.

Mais do que uma luta pessoal, a consciência do seu poder e sua formidável capacidade de organização, levaram-nas a uma crescente e constante representação nas causas sociais, emitindo opiniões e reivindicando mudanças nos problemas não somente seus, mas de todas as minorias.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!