Conselho de Representantes Extraordinário termina com ação programada para o Ocupa Brasília

Dirigentes sindicais e diretores da Federação Nacional dos Servidores do Judiciário nos Estados debateram sobre a participação no próximo ato, a ser realizado no dia 24 de maio, contra as reformas da Previdência e Trabalhista.

Terminou nesta quarta-feira (17) o Conselho de Representantes Extraordinário da Fenajud (Federação Nacional dos Servidores do Judiciário nos Estados) realizado em Brasília (DF), com participação de delegações de todas as regiões brasileiras. Durante toda manhã os participantes debateram ações contra as reformas da Previdência (PEC 287/16) e Trabalhista (PLC 38/17) e contra a Resolução 219, sobre o ato no Conselho Nacional de Justiça e sobre a Greve Geral.

Houve consenso entre os sindicatos de que as entidades irão participar do ato Ocupa Brasília, que vai acontecer no dia 24 de maio, na Esplanada dos Ministérios. Os dirigentes dos sindicatos se comprometeram ainda em trazer delegações para pressionar o Congresso Nacional para que não aprovem as reformas, que retiram direitos dos trabalhadores públicos e privados.

A diretora de Finanças da Fenajud, Maria José Silva, fez um alerta, “nós vamos participar do ato e vamos pressionar o Congresso para que as reformas não passem. Nossa manifestação será pacífica e de forma ordenada. Teremos concentração no Mané Garrincha a partir das 9h e cada caravana deve apresentar um líder para as devidas orientações no dia do protesto”.

Na segunda parte do debate representantes de diversos sindicatos levantaram pontos que poderão ser debatidos no Conselho Ordinário, que acontece no final de junho.

Ida ao CNJ

Entre outras medidas propostas, o grupo colocou em prática a primeira delas: um ato no CNJ para pressionar a Ministra Cármen Lúcia a receber os membros da Federação para um debate sobre a Resolução 219 do CNJ.

Na ocasião cerca de 30 pessoas foram recebidas pelo conselheiro Carlos Eduardo Dias, que se prontificou a levar à demanda a presidente do STF (Supremo Tribunal Federal).