Ato da Fenajud contra a PEC 241 é destaque na imprensa nacional

Mobilização realizada na noite desta segunda-feira (24) na entrada da residência do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, foi noticiada em jornais de todo o país.

Na noite desta segunda-feira (24) o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, ofereceu um coquetel ao presidente da República, Michel Temer, a ministros e a deputados federais. O evento foi realizado as vésperas da votação da PEC 241 (Proposta de Emenda à Constituição), que estabelece um limite para os gastos públicos e pode congelar os investimentos no serviço público por 20 anos. Diante disso, os dirigentes da Federação Nacional dos Servidores do Judiciário nos Estados (Fenajud) reuniram-se para protestar na entrada contra a aprovação do Projeto.

Durante a mobilização, o 2º secretário-geral da Federação, Israel Borges, disse que “Rodrigo Maia implanta o Bolsa Marmita pra deputado. Se venderam pro um prato de comida. Enquanto o trabalhador vende o almoço pra comprar a janta os deputados marmiteiros jantam os direitos dos trabalhadores. FENAJUD sempre na luta contra a retirada de direitos. Não a PEC 241 que limita gastos com saúde, educação e precariza os serviços públicos”.

O Portal G1 divulgou que “Enquanto o coquetel era oferecido na residência oficial da Câmara, um grupo formado por cerca de 20 pessoas, ligadas à Federação Nacional dos Servidores do Judiciário no Estados (Fenajud), protestava contra a PEC 241”. (Clique aqui para ver a reportagem)

No jornal Metrópoles, a fala do presidente da entidade, Luiz Souza, foi destaque. No texto, Luiz afirma que “a proposta vem de encontro aos interesses do povo brasileiro. Queremos mostrar ao presidente da Câmara que a sociedade é contrária a esses cortes”.

Correio Braziliense destacou a presença da Federação na entrada do evento. Em um trecho do texto divulgado, as palavras de ordem deram o tom do ato. “Os deputados estão passando fome. Vieram fazer uma boquinha na casa do Rodrigo Maia. É o bolsa marmita dos deputados”, diziam. “Vendidos por um prato de comida? Nunca foi tão fácil comprar um deputado”. “Enquanto a população vende o almoço para comprar a janta, os deputados jantam para vender a população.”

Revista IstoÉ e o Estadão destacaram que os deputados seguiram para a residência sob gritos de protestos dos servidores do judiciário.

Presença de autoridades

Segundo a assessoria de Maia, estavam presentes ao coquetel mais de 200 deputados. Entre eles, o líder do governo na Câmara, André Moura (PSC-SE), o vice-presidente da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), e os deputados Rogério Rosso (PSD-DF), Paulinho da Força (Solidariedade-SP), Izalci Lucas (PSDB-DF), Marco Feliciano (PSC-SP) e Mauro Lopes (PMDB-MG).

Os ministros Henrique Meirelles (Fazenda), Geddel Vieira Lima (Secretaria de Governo), Mendonça Filho (Educação) e Osmar Terra (Desenvolvimento Social) também estiveram na reunião.

Votação da PEC 241

O plenário da Câmara dos Deputados deverá votar nesta terça-feira (25), em segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, que estabelece um limite para o aumento dos gastos públicos pelos próximos 20 anos. Conhecida como PEC do teto de gastos, a proposta já foi aprovada em primeiro turno, no último dia 11, mas, por se tratar de emenda à Constituição, para ir ao Senado ainda precisa ser aprovada por pelo menos três quintos dos deputados (308 dos 513) em segundo turno.

A Federação estará presente durante todo o dia na Câmara para impedir que o projeto seja aprovado. Os dirigentes irão mobilizar os deputados dentro do Congresso e reunir os sindicatos para mais um dia de protesto.

Sindjustiça/Ce presente na luta

No último domingo (23), Roberto Eudes, Coordenador Geral do Sindjustiça/Ce, mais uma vez viajou para Brasília, para participar das movimentações na tentativa de barrar a aprovação da PEC 241.

Vale destacar que o Sindjustiça/Ce esteve presente em todas as atividades nacionais e realizou diversas iniciativas locais. A diretoria do sindicato, portanto, vem se empenhando na luta contra a aprovação tal projeto e contra os ataques ao serviço público.

Todos à luta