6º ENCONTRO NACIONAL DE COMUNICAÇÃO: ESTRATÉGIAS E PLANEJAMENTO DE 2019 SÃO DEFINIDOS

Fenajud avaliou as ações de 2018, em parceria com as entidades filiadas. O Publicitário, Thallis Cantizani, participou do primeiro dia de debates, onde apresentou cases de sucesso e a importância de se realizar o uso das ferramentas de forma estratégica. Segundo dia foi marcado pelos debates, propostas e ações a serem realizadas este ano.

A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) realizou a 6ª edição do Encontro Nacional de Comunicação da entidade. A reunião aconteceu terça (05) e quarta (06) em Fortaleza (CE). O encontro teve como objetivo reunir as entidades filiadas – por meio de seus dirigentes, profissionais da área e equipes que atuam na base para debater a comunicação integrada, afim de garantir melhores resultados nas lutas nacionais e locais.

No primeiro dia do Encontro, a Federação avaliou os resultados do trabalho no ano de 2018, proposto no 5º Encontro Nacional de Comunicação, realizado em Salvador (BA), em parceria com os sindicatos. A equipe de comunicação da Federação levantou alguns pontos que foram discutidos, bem como a nova forma de comunicar da entidade. Além disso, fez um alerta sobre a importância de investir em comunicação nas entidades para barrar os retrocessos.

Cada sindicato dispôs de um período para falar sobre a comunicação no seu estado e as dificuldades encontradas pelas pastas. As entidades apresentaram ainda os dados de acesso, compartilhamentos e engajamento nas redes.

A equipe de comunicação da Fenajud tem o mesmo entendimento que “é o momento propício discutir os rumos da comunicação sindical, para que as equipes participem efetivamente do processo de criação das campanhas e materiais a serem disparados durante o ano. A comunicação integrada será fundamental neste momento, pois ela tem como objetivo unificar todos os canais para garantir que a voz seja sempre a mesma, independente do formato de conteúdo ou canal escolhido. As entidades precisam ter um olhar especial para essa pasta em suas unidades, pois somente com o planejamento de ações e profissionais da área será possível nos organizarmos para a luta que vem pela frente”.

Logo depois, o publicitário e consultor de marketing digital Thallis Cantizani fez uma palestra sobre o uso das redes sociais. Thallis apresentou alguns cases de sucesso e orientou os comunicadores e dirigentes presentes, quanto à utilização dessas plataformas a favor da categoria.  Na oportunidade, Cantizani destacou que a produção nas redes sociais requer, entre outras coisas, conteúdo dinâmico e pensado com objetivos claros, além de senso de oportunidade. “É preciso saber o que está acontecendo nas redes e agir de imediato”.

Já o segundo dia do evento foi um momento para colocar em prática o conhecimento adquirido pela base. Durante todo o dia, os profissionais debateram os canais e meios de comunicação a serem utilizados em 2019. Separados por grupos, os participantes levantaram as propostas debatidas e como será realizada a renovação das peças de comunicação sindical voltada para os trabalhadores e trabalhadoras do judiciário estadual. Outra reunião ficou agendada para o dia 15 de fevereiro, em Brasília (DF), para discutir as peças de comunicação referente a Reforma da Previdência.

REUNIÃO COLEGIADA

O trabalho não para. Dando continuidade as reuniões, nesta quinta-feira (07), a diretoria colegiada da Fenajud irá discutir, durante todo o dia, as ações imediatas a serem levadas ao Conselho de Representantes da entidade, que acontece nesta sexta (08) e sábado (09). Os coordenadores irão apresentar as demandas de suas pastas e deliberar sobre assuntos comuns de cada região.