46 X 6: vitória da unidade

Na assembleia geral realizada em 26 de maio o debate foi sobre o avanço da unificação Aspjuce e SindJustiça Ceará e sobre a luta pelas 40 horas semanais.

A mesa estava composta pelos Coordenadores do SindJustiça e convidados: Marina de Santis (representante da Unimed-Fortaleza), Cristina Pinheiro (delegada sindical do Cariri), Nadine Limaverde (suplente do conselho fiscal) e o advogado do sindicato, Dr. Laércio Macambira. O Coordenador Geral da Central Sindical e Popular Conlutas, Zé Batista, também esteve presente prestigiando nosso sindicato.

Dentre os assuntos que foram abordados na assembleia, como a doação de bens da Aspjuce para o SindJustiça e a campanha pelas 40 horas semanais, a representante da Unimed fez um esclarecimento aos associados. Marina de Sanctis informou que os conveniados não sofrerão qualquer tipo de dano ao migrarem da Aspjuce para o SindJustiça. Segundo ela  os benefícios serão os mesmos e o que vai mudar será apenas a carteirinha do plano, que já foi confeccionada, agora com o logotipo do SindJustiça.

Sobre a fusão das duas entidades, foi esclarecido pelo Coordenador Geral do SindJustiça, Roberto Eudes que uma assembleia posterior irá tratar especificamente deste assunto. Complementou que este é um compromisso assumido programaticamente pela Chapa Movimento Unidade. Tendo obtido a maioria expressa dos servidores em eleição do Sindicato, foi para fortalecer a própria representatividade que o SindJustiça sintetiza na união da Aspjuce e do antigo Sinspojuce.

Desfiliação e refiliação

“Servidores e representantes sindicais que se importam com a Justiça cearense, tem a necessidade de eliminar a fragmentação da categoria, esquecer disputas políticas pequenas, lutar em uníssono pelo interesse de todos, pois a existência de várias entidades tem gerado fracassos”, segundo Roberto Eudes, coordenador geral do SindJustiça. Enfatizou também que “a força da racionalidade, da democracia tem que acontecer na nossa justiça”. E reforçou: “a desfiliação é um ato voluntário, com quase 100% de êxito. É uma vontade de todos.”

A Aspjuce sempre trabalhou a favor dos servidores construindo um patrimônio e agora os mesmos representantes que participaram deste processo querem fazer isso pelo SindJustiça. O objetivo é transformar em uma só sigla a base dos servidores da Justiça do Ceará para fortalecer a mesa perante o Tribunal de Justiça do Ceará. Partindo do pressuposto da luta pela unificação, a homogeneização dos cargos deve acontecer em uma entidade em prazos que as mobilizações irão determinar.

A assembleia realizou importantes votações sobre os interesses de ambas as entidades, democraticamente. Com votação exclusiva dos associados da Aspjuce foram aprovados os seguintes itens:

• a doação dos bens da Aspjuce para o SindJustiça Ceará foi aprovada por 46 votos favoráveis e 6 votos contrários, com nenhuma abstenção.

• decidiu-se alterar o percentual de mensalidade da Aspjuce para o valor de 0.8% da remuneração bruta, incentivando assim o processo de migração de todos os associados da Aspjuce para o SindJustiça.

Enquanto isso no TJCE

O Coordenador Jurídico Emmanuel Alves, participou do começo da assembleia compondo a mesa, mas teve que se ausentar para ir a um encontro com a assessoria do presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, desembargador José Arísio Lopes da Costa. Na ocasião, seriam discutidos alguns assuntos pendentes do SindJustiça.

Este é um dos métodos de trabalho adotados pela nova diretoria. Enquanto uns coordenadores tratam de determinados assuntos, outros estão cuidando dos demais interesses dos servidores.

Novo site

O momento também foi oportuno para a apresentação do novo site do SindJustiça. José Vital, da TEIA DIGITAL esclareceu aos presentes que se trata de um site básico para contemplar a necessidade imediata de um canal de comunicação entre a nova diretoria e os servidores. Com a publicação de notícias, da diretoria e da história que levou à criação do SindJustiça, o espaço é multimídia, com vídeos, fotos e rádio web, além de permitir a interação por meio dos comentários dos visitantes.

Trata-se da primeira etapa na comunicação do sindicato pela internet.  O passo seguinte é a elaboração de um site com maior abrangência de informações e interatividade. O domínio anterior do Sinspojuce foi desativado, sendo que seus visitantes serão automaticamente redirecionados para novo endereço.

Decisão e convite

Avaliou-se a inconveniência de se manter a filiação do SindJustiça à Central Única dos Trabalhadores e por ampla maioria os sindicalizados decidiram pela desfiliação da CUT. Também foi decidido que será realizada nova assembleia para a filiação do sindicato a uma nova central sindical.

Todos os presentes na assembleia foram convidados a  participar da audiência pública sobre a Mensagem 04/2011 que trata da retirada das 30 horas semanais  para serem implantada as 40 horas, no dia 16 de Junho, pela tarde, na Assembleia Legislativa do Ceará.

PARA SABER MAIS

Visite o novo site básico do SindJustiça: www.sindjusticaceara.org.br

Veja a íntegra da Ata da Assembleia Geral