3ª RODADA DE NEGOCIAÇÃO: UNIMED FORTALEZA REDUZ REAJUSTE PARA 7,35% E É ACEITO POR ENTIDADE SINDICAL

Operadora reduziu novamente sua proposta. Desta vez, a redução foi de 8,14% para 7,35%

Na tarde de quinta-feira (10/12), a diretoria do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Ceará (SindJustiça Ceará) e as representantes da Unimed Fortaleza, Monique Sá e Ticiana Vidal, realizaram a terceira rodada de negociação para o reajuste do plano coletivo no ano de 2021.

Na primeira reunião, realizada no dia 27 de novembro, as representantes apresentaram a proposta inicial de 12,35% e o sindicato fez uma contraproposta de 4,5%, dando como justificativa o fato de que os servidores estão há anos sem reajuste salarial e também possuem pouca margem disponível para descontos em folha. A contraproposta da entidade foi levada para avaliação da operadora.

Na segunda rodada (01/12), com a presença da categoria que foi convidada a participar, as representantes da Unimed informaram que o percentual apresentado pelo sindicato não foi aceito pela operadora, que, por sua vez, reduziu a sua proposta original para 8,14%. Esse percentual, segundo o plano, foi apresentado com base no índice da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que aponta o reajuste máximo dos planos individuais ou familiares em 8,14%, válido para o período de maio de 2020 a abril de 2021.

Desta vez, na terceira rodada (10/12), os diretores colocaram na mesa a proposta de 5% para o reajuste, argumentando o congelamento salarial que é imposto à categoria. Como contraproposta, as representantes reduziram o percentual para 7,35%, igualando com as outras categorias do judiciário que possuem o plano coletivo na Unimed.

Apesar de empreender todos os esforços, a operadora disse que era a proposta final e que estava de acordo com os índices aprovados por outros sindicatos. Diante da resposta da Unimed Fortaleza, a direção do Sindjustiça aprovou a proposta final, conseguindo reduzir de 12,35% para 7,35%, igualando para o reajuste do plano individual.

No final da reunião, o coordenador-geral do sindicato, Roberto Fontenele, comunicou às representantes que a Unimed Fortaleza deve, nos próximos anos, pensar em novas formas de negociação, que ela deve ser embasada pelo índice geral de inflação ao vez do índice setorial de saúde, pois os ataques dos governos têm precarizado os salários dos servidores.

Veja a cronologia das negociações:
Notícia 1 – 27 de novembro – SINDJUSTIÇA CEARÁ PARTICIPA DE PRIMEIRA RODADA DE NEGOCIAÇÃO 2021 DA UNIMED FORTALEZA

Notícia 2 – 02 de dezembro – 2ª RODADA DE NEGOCIAÇÃO: UNIMED FORTALEZA NÃO ACEITA CONTRAPROPOSTA E APRESENTA NOVO PERCENTUAL