1º DE MAIO: DIA INTERNACIONAL DOS TRABALHADORES

A Diretoria Colegiada do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Ceará (SindJustiça Ceará), em referência ao Dia Internacional dos Trabalhadores, vem prestar sua homenagem a todos os trabalhadores, em particular aos servidores do judiciário estadual.

Foi no dia 1º de Maio de 1886, que os trabalhadores da cidade de Chicago (EUA) resolveram se levantar contra a superexploração e exigir a redução da jornada de trabalho, que até então era de 13 horas diárias. Também foi no dia 1º de Maio de 1917, que os trabalhadores organizaram a primeira greve geral no Brasil, exigindo o direito de livre associação, reajuste salarial e redução da jornada de trabalho. Desde então, a cada 1º de Maio os trabalhadores de organizam, nos diversos cantos do mundo, para juntos protestarem e levantarem suas bandeiras de reivindicação.

Neste 1º de Maio de 2020, o SindJustiça Ceará não somente faz questão de relembrar todas as lutas e conquistas obtidas pelos trabalhadores, mas, sobretudo, destaca a importância da organização e da construção da resistência, frente aos ataques colocados em curso.

LUTAR SEMPRE, DESISTIR JAMAIS!

Estamos vivenciando um momento delicado na nossa história. O que já não vinha bem, piorou com o agravamento da crise capitalista, favorecendo o recrudescimento do sistema precedido de um forte ímpeto ultraliberal, cujo objetivo é a destruição do estado do bem-estar social, assim como do fim das políticas sociais e dos serviços públicos prestados à população, sobretudo, aos que mais precisam destes serviços.

O resultado desta necropolitica atinge diretamente os trabalhadores do setor público, pois, existe a alegação de falta de investimentos, algo que abre caminho para a tentativa de retirada de direitos, a precarização das condições de trabalho e o desmonte da legislação trabalhista, o que enfraquece e desestimula os servidores públicos.

Os ataques são os mais diversos e como resultado vemos, pouco a pouco, os direitos dos trabalhadores sendo rapinados, em favor da manutenção dos privilégios dos mais ricos. Para os neoliberais, vale aquela máxima: Estado mínimo para os trabalhadores, Estado máximo para os capitalistas!

Em meio aos sucessivos ataques, os servidores públicos também são alvos de um duro golpe. No Congresso Nacional, tramita o Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 149/2019, que prevê o congelamento salarial, por 18 meses, dos servidores públicos. Em nosso estado, os servidores públicos estaduais amargam perdas salariais que chegam a marca de 26%. E, não obstante ao já exposto, os servidores do judiciário estadual ainda têm de enfrentar uma administração que se recusa a negociar com o sindicato os pleitos da categoria, desde há muito apresentados à Presidência do Tribunal de Justiça.

Assim como em momentos históricos anteriores, cabe aos trabalhadores resistir à retirada de direitos e, juntos, barrar os ataques em curso. Não podemos assistir passivamente o avanço da barbárie. É hora de dizer basta! É hora de mostrarmos nossa força!

Para tanto, a unidade e a luta são elementos fundamentais. Neste 1º de Maio, mais do que comemorar um feriado, devemos lutar contra os retrocessos e pela manutenção dos nossos direitos!

CONSTRUIR A RESISTÊNCIA PARA BARRAR OS ATAQUES!
POR UM MUNDO ONDE SEJAMOS SOCIALMENTE IGUAIS, HUMANAMENTE DIFERENTES E TOTALMENTE LIVRES!
VIVA A LUTA DOS TRABALHADORES!