07h: Impasse marca reunião entre servidores e TJCE

Após TJCE apresentar proposta insatisfatória, reunião entre representantes dos servidores e a administração do TJCE termina sem acordo

Realizada nesta segunda-feira (20), a reunião entre a comissão de servidores e a administração do TJCE tratou exclusivamente da jornada corrida de 07 horas. Na ocasião, além dos dirigentes sindicais Roberto Eudes, Daniel Cabral, Paulinho Oliveira e Tiago Sampaio, estiveram presentes servidores lotados no Fórum Clóvis Beviláqua e no Palácio da Justiça, já o TJCE foi representado pelo assessor especial Marcelo Roseno e pelo Secretário de Planejamento e Gestão, Sérgio Mendes.

De início, a comissão de negociação do TJCE apresentou uma contraproposta, a saber, os servidores teriam que atingir o índice de alcance de metas (IAM) em pelo menos 90% na área judiciária e 95% na área administrativa.

De imediato, a comissão de servidores solicitou a redução do índice da área administrativa, em resposta a comissão de negociação do TJCE, após levar reivindicação ao Presidente do Tribunal, resolveu manter os índices e esclareceu que, se o acordo for firmado, a jornada corrida será prorrogada até o dia 31 de julho do ano corrente.

Após essa data, a administração do TJCE avaliará os resultados e, em seguida, elaborará uma nova proposta para o segundo semestre.

Na prática, mesmo que o índice proposto pela administração do TJCE seja atingido, uma nova discussão será realizada e, de acordo com o Tribunal, um novo índice será estabelecido devendo ser novamente alcançado no segundo semestre, para só a partir daí ser retomada a discussão acerca da possibilidade de implantação definitiva da jornada corrida.

Dessa maneira, a proposta do TJCE além de não levar em conta o empenho dos servidores nos últimos anos, representa um retrocesso frente a proposta apresentada pela última administração. Isto porque a jornada corrida não fica assegurada, mesmo que os índices sejam atingidos, ou seja, não há nenhuma garantia de implantação definitiva da jornada corrida.

Em resposta, a comissão de servidores recusou a proposta do TJCE e informou que a categoria realizará Assembleia Geral Extraordinária, para tratar do tema e definir posição quanto a pauta em questão.

AGE

É fundamental a presença de todos os servidores, tendo em vista que na ocasião será definida nova estratégia de luta para continuidade da jornada corrida, de forma definitiva.

Sendo assim, a diretoria do sindicato convoca todos a participar da Assembleia Geral Extraordinária, que será realizada nesta terça-feira (21), as 13:00 horas, no auditório da sede do sindicato (próximo ao FCB), situado à Rua Francisco Segundo da Costa, 97, Sala 2.