SINDICATOS SE UNEM E COBRAM REPOSIÇÃO SALARIAL

Ação Sindical

Nesta terça-feira (04) servidores públicos estaduais estiveram, durante todo o dia, reunidos em frente ao Palácio da Justiça, reivindicando a imediata reposição salarial, referente as perdas dos últimos anos.

O ato, convocado pelo Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores do Estado do Ceará (Fuaspec) e além da presença do SindJustiça Ceará, representado pelos diretores Roberto Eudes, Pedro Helker, Edmar Duarte, Thiago Sampaio e José Júlio, estiveram presentes diversas outras entidades, a saber: o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Estadual do Ceará (MOVA-SE), a Associação dos Servidores da Ematerce (ASSEMA), a Associação dos Servidores da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (ASSTDS), a Associação dos Servidores da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (ASSEEC), o Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado do Ceará (SINSEMPECE), o Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Estado do Ceará (Sinpol/Ce), o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos em Serviços de Saúde no Estado do Ceará (SINDSAÚDE), o Sindicato dos Docentes da Universidade Estadual do Ceará (SINDUECE), o Sindicato dos Docentes da Universidade Estadual Vale do Acaraú (SINDIUVA), o Sindicato dos Docentes da Universidade Regional do Cariri (SINDURCA), o Sindicato dos Agentes e Servidores do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará (Sindasp/CE), o Sindicato dos Trabalhadores na área de Trânsito do Ceará (Sindetran/CE), a CUT, a Conlutas e, em apoio, o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Ceará (SINTRO), Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Transporte Rodoviário de Passageiros Intermunicipal e Interestadual do Estado do Ceará (SINTETI) e a Federação Nacional dos Servidores dos Judiciários nos Estados (FENAJUD).

A manifestação foi bastante representativa e, às 09:00h, cerca de 400 servidores dirigiram-se até a entrada do Palácio da Justiça, momento em que a Polícia Militar resolveu fazer um cordão de isolamento na área, impedindo que os manifestantes se aproximassem do local.

Ocupando o cruzamento da Avenida Barão Studart com a Rua Tenente Benévolo, os servidores buscavam alertar a população para as perdas salariais que, nos últimos anos, já ultrapassam a marca de 20%. Além disso, os manifestantes buscavam realizar uma reunião com representantes do Governo do Estado, com vistas a cobrar a imediata liberação do reajuste anual referente ao último exercício.

Ainda pela manhã, o Deputado Estadual Renato Roseno esteve presente na mobilização, demonstrando seu apoio e solidariedade ao movimento. No começo da tarde, o Deputado Estadual Carlos Felipe esteve presente no ato e se propôs a solicitar uma reunião entre representes dos servidores e do Governo do Estado. O pedido foi aceito e, no final da tarde, uma comissão composta por representantes de sindicatos reuniu-se com o Deputado federal e titular da Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado, Mauro Filho.

 

Reunião com o Governo do Estado

Na reunião, a comissão de servidores, que incluiu o diretor do SindJustiça, Edmar Duarte, pressionou para que a reposição salarial fosse rapidamente concedida e, de posse de estudos técnicos que demonstram a viabilidade financeira para concessão da reposição inflacionária, argumentou que a data base dos servidores estaduais é lei e deve ser cumprida.

Em resposta, Mauro Filho (Deputado federal e titular da Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado) reforçou que o Estado do Ceará tem sofrido com o aumento do impacto financeiro da folha de pagamento de servidores, além disso buscou contextualizar a política de arrocho salarial, vinculando a situação do Estado à situação da economia brasileira.

A reunião seguiu e o impasse com relação a reposição salarial não foi superado. O Governo do Estado demonstrou-se extremamente intransigente e não firmou nenhum compromisso imediato com as entidades sindicais, reforçando que qualquer posição sobre questões com impacto financeiro só deverá ser tomada no segundo semestre, mais precisamente no dia 30 de agosto.

 

Ação policial

Em uma tentativa desesperada de desmobilizar os servidores, a Polícia Militar, a mando do Governo do Estado, intimidou os servidores e ameaçou multar e apreender o carro de som do SindJustiça.
Não se deixando intimidar com a situação, os servidores e, em especial, os diretores do SindJustiça, impediram que o carro fosse apreendido e argumentaram que a liberdade de manifestação é um direito de todo cidadão e prerrogativa de entidades sindicais.

 

Participação do SindJustiça

O SindJustiça teve uma presença marcante no ato e foi bastante elogiado pelas demais entidades. Além de disponibilizar o carro de som utilizado durante todo a manifestação, o sindicato também emprestou as barracas e contribuiu de maneira significativa com a condução política do protesto.

Apesar disso, devemos reforçar que a luta pelo reajuste salarial deve ser amplamente abraçada pelos servidores, que devem atender às convocações realizadas pelo sindicato e se fazerem presentes na próximas ações que deverão ser realizadas, unitariamente, pelas entidades que compõem o FUASPEC.

Como dito na última AGE, a conquista do reajuste salarial só será efetivada se houver luta, por isso é fundamental a participação e o envolvimento do maior número de servidores possível.

Vamos à luta!

 

Convocação

Ao final do ato, por volta de 19:30h, as entidades se reuniram e ficou aprovado, por unanimidade, entre as entidades sindicais, que novas ações deverão ser realizadas e que as diversas categorias deverão participar ativamente da Greve Geral, do dia 14 de junho, levando a pauta da reposição salarial.

Até lá, cada entidade sindical presente deverá realizar agitação e propaganda da Campanha Salarial, convocar Assembleia Geral e discutir sobre a possibilidade de uma Greve Geral dos servidores públicos.

O FUASPEC voltará a se reunir para discutir e deliberar sobre novas ações e mobilizações.

 

Confira as fotos da manifestação:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!