SINDICATO RETOMA ATIVIDADES E INICIA TRATATIVAS SOBRE O REAJUSTE SALARIAL

Ação Sindical

Nesta semana, a Diretoria Colegiada do SindJustiça Ceará retomou as atividades e esteve no Palácio da Justiça, oportunidade que tratou da GEI e da GAM com a Secretária de Gestão de Pessoas (SGP), Ângela Araújo, e da revisão salarial com o Juiz Auxiliar da Presidência, Luciano Lima.

Conforme previsto na Mensagem de Lei que alterou o PCCR, alterações para a concessão da GEI e a GAM serão realizadas. Sabendo disso, a secretária Ângela Araújo informou que dentro em breve a administração do TJCE convidará os sindicatos para tratar dos novos parâmetros (IDH e faixas) da GEI e das metas individuais e das unidades, para a GAM.

Na conversa com juiz auxiliar, o representante do TJCE informou que administração do Tribunal concederá, título de revisão salarial, o mesmo índice que será aplicado pelo Governo do Estado, ou seja, a inflação do último período. Diante desta posição, a diretoria do sindicato solicitou celeridade quanto ao envio da Mensagem de Lei, que deverá ser apreciada pela Assembleia Legislativa.

De acordo com dados informados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a inflação acumulada de 2018 é de 3,59%, já o acumulado da inflação referente aos últimos 12 meses é de 4,05%.

Vale lembrar que ainda em dezembro do ano passado, o Governador Camilo Santana anunciou que os servidores do Poder Executivo terão seus vencimentos reajustados com base nos índices acima mencionados, ou seja, trata-se, mais uma vez, de reposição salarial e não reajuste com ganhos reais.

Levando em conta o anuncio realizado pelo chefe do Executivo, o sindicato se antecipa e, mais uma vez, requer urgência no encaminhamento da reposição salarial dos servidores do judiciário.

CAMPANHA SALARIAL

Além de cobrar celeridade no encaminhamento da reposição salarial do último período, o SindJustiça Ceará lançará a Campanha Salarial 2019(com cartazes, banners, spots e outras peças de propaganda), oportunidade que será retomada a luta pela reposição das perdas salariais referente aos últimos anos, a saber:

– 2015/2016: 10,67% de inflação e nenhum reajuste concedido

– 2016/2017: 6,29% de inflação e 2% de reajuste, totalizando a perda de 4,29%

– 2017/2018: 2,95% de inflação e 3% de reajuste, totalizando o saldo de 0,05%

– Acrescenta-se a perda consequente do reajuste de 3% da contribuição previdenciário

– PERDA TOTAL NO PERÍODO MENCIONADO: 17,91%