SINDICATO REALIZA REUNIÃO COM SERVIDORES DE SOBRAL E TIANGUÁ

Ação Sindical

Em visita a sua base sindical, a Diretoria do SindJustiça Ceará dá prosseguimento às reuniões nos locais de trabalho. Desta vez, as reuniões aconteceram nos municípios de Sobral e Tianguá, oportunidade que o Coordenador Geral do sindicato, Roberto Eudes, tratou de temas importantes, dentre eles a criação da SEJUD Única.

Sobral

Realizada no turno da manhã, a reunião com os servidores de Sobral foi bastante representativa e contou com a presença de um número significativo de servidores.

Logo de início Roberto Eudes repassou informações sobre o andamento das tratativas com a administração do Tribunal de Justiça, em especial no tocante a implantação da Sejud Única. Foi repassado o calendário de implantação da secretaria única, em Fortaleza. Em seguida houveram discussões e oitivas de opiniões dos servidores da comarca. De acordo com o dirigente sindical, poucas informações detalhadas são repassadas e restam muitas dúvidas quanto as consequências da aplicação deste projeto. Ficou decidido pelos presentes a necessidade de emendar o projeto visando criar uma extensão da Sejud, com polo físico em Sobral, assim como aquela implementada na Região do Cariri, que tem como pólo a unidade do Crato.

Outros assuntos foram abordados, dentre eles a implantação do teletrabalho e suas consequências para a manutenção dos direitos dos trabalhadores do judiciário e a questão da produtividade que poderá ser exigida. Na ocasião, os servidores compreenderam que a medida visa apenas cortar gastos, sendo necessária a vigilância da categoria, com vista a manutenção de direitos e conquistas.

Foi avaliado que pode ocorrer um afastamento da Justiça em relação a população que demanda este serviço. Na análise do sindicato, as mudanças também poderão implicar em prejuízos ao jurisdicionado.

Por fim, ficou deliberado que um grupo de quatro servidores participarão do “Seminário sobre a implantação da SEJUD”, que será promovido pelo sindicato e acontecerá nesta quinta-feira (11), às 09:30h, na sede do sindicato (Rua Francisco Segundo da Costa, nº 97 – próximo ao Fórum Clóvis Beviláqua). Foi aprovado pelos presentes, a realização de um seminário local, destinado aos servidores lotados na Região Norte, que deverá acontecer no final do mês de maio.

Tianguá

Ainda em visita às unidades situadas no interior do Estado, Roberto Eudes cumpriu agenda em Tianguá, momento que se reuniu com os servidores lotados nesta unidade e repassou informações sobre o andamento dos pleitos da categoria e ressaltou o engajamento do SindJustiça em outras lutas.

O sindicalista destacou que a entidade vem empreendendo esforços no sentido de cobrar urgência na concessão da reposição salarial. Para tanto, o SindJustiça vem ampliando a articulação com outros sindicatos e participando de ações unitárias, a fim de pressionar o Governo do Estado e, consequentemente, o Tribunal de Justiça.

Além desta pauta, o Coordenador Geral do sindicato ressaltou a importância do engajamento dos servidores na luta contra a Reforma da Previdência, salientando que um dos principais alvos da reforma é o servidor público.

Roberto Eudes lembrou que no dia 30 de abril, após uma articulação do SindJustiça e do sindicato dos trabalhadores rurais, a Câmara dos Vereadores de Tianguá aprovou a realização de uma Audiência Pública para debater o tema em questão. Espera-se forte presença, não apenas dos servidores do judiciário estadual lotados na região, mas também de trabalhadores de outras categorias, visto que este será um importante de momento de debate, esclarecimentos e apontamentos para as lutas que virão.