EM REUNIÃO COM SERVIDORES DAS SEJUD’S, SINDICATO APROVA NOVAS AÇÕES

Ação Sindical

Com o anúncio da criação de uma Secretaria Judiciária de 1º Grau do Ceará e, consequentemente, a extinção das Secretarias Judiciarias existentes, a Diretoria do SindJustiça Ceará resolveu convocar uma reunião com todos os servidores lotados nestas unidades.

Coordenada pelos diretores Roberto Eudes, Edmar Sampaio e Thiago Sampaio, a reunião foi realizada na manhã desta quinta-feira (14), na sede do sindicato, situada próximo ao Fórum Clóvis Beviláqua. Cerca de 30 servidores compareceram e tiveram conhecer mais de perto as ações desenvolvidas pelo sindicato, bem como de opinar sobre a estratégia de luta a ser adotada pela entidade. Ao final, foi oferecido um almoço à todos os participantes.

Mudanças

As mudanças no regime de lotação, provenientes do Projeto de Lei que dispõe sobre a criação da Secretaria Judiciária do 1º Grau do Estado do Ceará, atingirão o conjunto dos servidores, uma vez que ficarão extintas, a partir da instalação da SEJUD única, todas as demais SEJUD’s.

De acordo com a avaliação realizada pelo sindicato e reforçada pelos servidores, a iniciativa do Tribunal, com a proposição de tal matéria, é aquela de aprofundar o corte de gastos.

Clique aqui para ver o Projeto de Lei.

Teletrabalho

Ao mesmo tempo em que busca aprovar tal Projeto, o TJCE apresentou uma nova proposta de resolução, que trata do Teletrabalho, o que nos leva a compreender que as duas matérias estão profundamente interligadas e tratam de um mesmo assunto, qual seja, a reestruturação produtiva no âmbito do Poder Judiciário estadual, onde os servidores serão os grandes prejudicados.

Outras experiências

Conforme exposto durante a reunião, a criação da SEJUD única não é uma exclusividade do TJCE, tendo em vista que outras experiências já foram realizadas em diversos estados, dentre eles no Mato Grosso do Sul.

Em conversa com diretores do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul (SindiJus), Leonardo Lacerda (Presidente) e Fabiano Oliveira (Vice-Presidente), ficou evidente que a criação desta secretaria resultará em prejuízos incalculáveis aos servidores, que vão desde a mudança no local de trabalho até a intensificação da jornada de trabalho.

Atualização das tabelas de cargos do PCCR

Na mesma reunião, Roberto Eudes (Coordenador Geral do SindJustiça Ceará) anunciou em primeira mão que amanhã (15) o sindicato ingressará com um pedido administrativo requerendo atualização das tabelas do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR).

No pedido, o sindicato argumenta que é fundamental imediata revisão das tabelas de cargos, pois só assim aqueles que hoje encontram-se no final da carreira retornem a progredir. A proposta requer o reestabelecimento dos cargos de nível superior que foram rebaixados na Lei nº14.786/2010, assim como o reestabelecimento do nível médio para os atuais ocupantes de cargos de nível fundamental, que também foram afetados pela Lei já mencionada. Por último o acréscimo de mais uma classe, para contemplar os atuais analistas judiciários. Trata-se de uma proposta completa, que visa alcançar o conjunto dos servidores e não apenas um grupo.

Ao final, os diretores do sindicato agradeceram a presença de todos os servidores, que contribuíram com o debate. Como resultado da reunião, ficou aprovada a criação de uma comissão de acompanhará o SindJustiça Ceará, no contato com a administração do TJCE e com a Diretoria do FCB. Outra ação será aquela de requer uma reunião com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), com vistas a tratar dos impactos e consequência da criação SEJUD única.