CARTILHA “ASSÉDIO MORAL: NÃO PERMITA!” É DISPONIBILIZADA ONLINE

Ação Sindical

A publicação pode ser baixada em qualquer dispositivo eletrônico

O Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Ceará (SindJustiça Ceará) está disponibilizando a cartilha “Assédio moral: não permita!” para baixar em qualquer dispositivo eletrônico (computador, tablet, smartphone, etc.). Para adquirir a publicação em formato digital, basta acessar o link a seguir e clicar em ‘fazer download’: http://bit.ly/2OgAxBF

Com a intenção de combater o assédio moral nas unidades judiciárias do Ceará, o SindJustiça Ceará lançou essa cartilha, que disponibiliza um conteúdo bastante aprofundado sobre as características de um assédio e como combatê-lo.

O lançamento do material ocorreu durante a Semana do Servidor, realizada pelo sindicato entre os dias 21 e 25 de outubro, em comemoração ao Dia do Servidor Público (28/10). Desde que foi lançada, os coordenadores do SindJustiça Ceará estão distribuindo pessoalmente a cartilha nas comarcas de todo o estado, além de estarem conversando com os servidores sobre o assunto e protocolando com a chefia do local o recebimento da publicação.

A distribuição começou no Fórum Clóvis Beviláqua e no Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE). A partir daí, a diretoria iniciou a série de visitas, que já passou por Canindé, Boa Viagem, Acarape, Baturité, Capistrano, Itapiuna, Pacoti, Redenção, Caucaia, Maracanaú, Aquiraz, Chorozinho, Eusébio, Horizonte, Itaitinga, Pacajus, Pindoretama, Trairi, São Gonçalo do Amarante, Paraipaba, Paracuru, Barroquinha e Chaval.

A cartilha “Assédio moral: não permita!” conta com diversas informações para que os servidores compreendam as atitudes que caracterizam um assédio moral, bem como os casos específicos que ocorrem no setor público judiciário e as leis que protegem o trabalhador. Além disso, a publicação ainda sinaliza sobre os tipos de assédio, como reconhecer se você é uma vítima e as consequências que esse mal pode causar à saúde do servidor.

Considerado um dos problemas mais graves que acometem os trabalhadores do judiciário, o assédio moral pode ser definido como a exposição de um trabalhador a situações humilhantes e constrangedoras, acarretando, através de sua continuidade, em uma baixa autoestima e uma falta de sensação de segurança do indivíduo, fazendo com que ele duvide de sua capacidade. Essa cartilha, portanto, além de alertar sobre esse mal, também tem o propósito de encorajar aqueles que sofrem esse tipo de assédio a buscarem ajuda e denunciarem.