ATO CONTRA PERSEGUIÇÃO SINDICAL PROMOVIDA PELO TJCE

Ação Sindical

Sindicato promoverá ato público no dia 01 de agosto, às 10:00 horas, no Palácio da Justiça.

Considerando a remoção compulsória de Roberto Eudes (Coordenador-Geral) e de Pedro Helker (Coordenador Jurídico), dirigentes sindicais em pleno exercício do mandato classista, o SindJustiça Ceará realizará ato público denunciando a perseguição sindical promovida pelo Tribunal de Justiça do Ceará.

Lotados há mais de 10 e 22 anos, respectivamente, Roberto Eudes e Pedro Helker estão se deparando com uma face ainda mais antidemocrática do TJCE – na mesma gestão que, vale lembrar, pela primeira vez na história recusou a utilização de energia pelos servidores que exerciam pacificamente seu direito constitucional de greve (na paralisação dos dias 18 e 19 de abril).

Mais grave ainda, tal prática tem inspirando outros Tribunais do país, como foi o recente caso de perseguição verificado no TJ de Sergipe contra Plínio Pugliesi Cardozo, Técnico Judiciário, Coordenador de Assuntos Jurídicos do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário do Estado de Sergipe (Sindjus) e Presidente em exercício da Central Única dos Trabalhadores de Sergipe (CUT-SE), para mais informações: clique aqui.

Com base na Convenção Internacional nº 98 da Organização Internacional do Trabalho, no artigo 543 da CLT e em leis estaduais, trabalhadores em mandato classista não podem ser transferidos de seu local de trabalho. Dessa maneira, a postura do Tribunal de Justiça representa não somente um ataque aos dirigentes sindicais, mas, sobretudo, atenta contra à liberdade sindical e o direito de livre organização.

Removidos sem qualquer explicação razoável, os dirigentes sindicais tiveram que recorrer ao CNJ e ingressaram com ação solicitando a anulação das portarias que tratam da remoção de ofício e requereram o retorno à unidade de origem. Contudo, além das medidas jurídicas, se faz necessária a manifestação pública dos trabalhadores.

Desse modo, a Diretoria Colegiada do SindJustiça Ceará convoca a categoria para denunciar a perseguição sindical sofrida por Roberto Eudes e Pedro Helker, bem como exigir do TJ/CE a imediata devolução dos referidos dirigentes para as suas unidades de origem.

Por fim, o SindJustiça Ceará convida todas as entidades de classe (sindicatos, federações e centrais sindicais) e membros de movimentos sociais para reforçar este ato que se contrapõe a uma medida que reflete a nova onda de ataque dirigida aos trabalhadores pelo país.

Unidos somos mais fortes!

Dia: 01/08;

Hora: 10:00;

Local: PALÁCIO DA JUSTIÇA (Av. General Afonso Albuquerque Lima, S/N. – Cambeba, Fortaleza/CE, CEP: 60822-325).

comentários da publicação:

Temos que apoiá-los. Se os deixarmos sozinhos, a intimidação atingirá/impactará também em todos os servidores filiados ao SINDJUSTIÇA.

Deusdedith disse:

É hora de mostrarmos união da nossa categoria e indignação a mais essa barbárie, comparecendo a este ato. Vamos lá.

No dia 01 de agosto estarei presente ao ato contra essa tirania do Judiciário local.
    Não é de surpreender, já que o maior líder desse País (Lula) é hoje um preso político, encarcerado sem provas, por um juizeco de décimo grau!
    Estamos sob o jugo da ditadura civil/judiciária. Estamos em um estado de exceção, comandado pela batuta, mais uma vez, dos USA!!
    Roberto e Pedro, os servidores deverão estar em massa nesse ato ou haverá um outro ato… o de ingratidão!
    Acorda Brasil!

Natia Coelho disse:

É um absurdo uma atitude tão baixa por parte da administração do TJCE. Uma ação rasteira indigna de um Poder e que demonstra a falta de respeito com o trabalhador e o movimento sindical. Contem com meu apoio.