ALCE: SINDICATO VISITA DEPUTADOS ESTADUAIS

Ação Sindical

Nesta terça-feira (09), os diretores do SindJustiça Ceará, Pedro Helker, Edmar Duarte e Thiago Sampaio, estiveram na Assembleia Legislativa visitando deputados e tratando da Mensagem de Lei de nº 01/2019, enviada pelo Tribunal de Justiça, que dispõe sobre a criação da Secretaria Judiciária de 1º Grau.

Na oportunidade os sindicalistas foram recebidos por alguns parlamentares e assessorias, dentre elas a assessoria jurídica do Deputado Estadual Renato Roseno, que informou sobre o rito procedimental da Mensagem de Lei, que deverá começar a tramitar apenas após a liberação pelo presidente da Casa.

Em seguida, os diretores do sindicato foram recebidos pelo Líder do Governo, Deputado Estadual Júlio César, com quem será agendada uma reunião para tratar com mais profundidade sobre o tema, oportunidade em que o sindicato apresentará ao parlamentar, de forma mais detalhada, sua posição em relação à mensagem de lei.

Vale salientar que, o SindJustiça Ceará já protocolou ofício solicitando que o Líder do Governo, o Líder da Oposição e o Presidente da Assembleia peçam esclarecimentos sobre as consequências que decorrerão com a possível implantação desta Sejud. No mesmo requerimento, foi solicitada a realização de uma Audiência Pública para debater o tema, uma vez que diversos serão os segmentos sociais afetados.

Em todos os contatos com parlamentares, os diretores do sindicato salientaram que a posição entidade é aquela de abrir uma ampla discussão e propor melhorias à Mensagem de Lei, de modo que ela não resulte em prejuízos aos jurisdicionados, aos servidores, aos advogados e outros usuários do serviço.

Nesta quarta-feira (10) o sindicato prosseguirá realizando visitas na Assembleia Legislativa e duas pautas serão trabalhadas, a saber: 1) Reajuste salarial: ao lado de outras entidades articuladas pelo Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará, o sindicato realizará visita aos gabinetes e cobrará a imediata implementação do reajuste salarial, e; 2) Sejud de 1º grau: será retomado o trabalho de diálogo e esclarecimentos com os deputados.

Sabendo da importância das pautas em questão, a Diretoria Colegiada do SindJustiça Ceará informa que manterá sua página atualizada, comunicando sobre o andamento das matérias. Por fim, solicitamos aos servidores que mantenham-se vigilantes, pois, a qualquer momento, o sindicato poderá vir a precisar de reforços no contato com os parlamentares, algo que exigirá um maior envolvimento da categoria.